A EPATV, enquanto escola embaixadora do Parlamento Europeu e o seu Clube Europeu promoveram, junto da comunidade escolar, as comemorações do Dia da Europa, a 9 de maio, com uma exposição, atividades didáticas e, ainda, a participação nas cerimónias do Dia da Europa do Município de Vila Verde. O objetivo consistia em promover a consciência europeia e celebrar as conquistas e valores comuns europeus.
O dia começou com a abertura de uma exposição sobre a União Europeia, criado com a colaboração dos alunos do Clube Europeu da EPATV e embaixadores juniores da Escola Embaixadora. Durante o dia, a entrada da escola esteve decorada com bandeiras da União Europeia e dos 27 Estados-membros que a compõem.
Depois, alunos e professores dirigiram-se à Praça do Município para participar nas comemorações do Dia da Europa no concelho, que incluiu o entoar do “Hino à Alegria” de Beethoven, hino da União Europeia, pela Academia de Música de Vila Verde e a cerimónia do hastear das bandeiras da União Europeia, de Portugal e do concelho. Os alunos da EPATV hastearam a bandeira europeia em conjunto com a presidente do município, Júlia Fernandes, e o vereador Manuel Lopes. Presentes na iniciativa estiveram a diretora pedagógica da EPATV, Sandra Monteiro, e os vereadores da autarquia vilaverdense, Patrício Araújo e Michele Alves.
Foram, também, realizadas várias atividades junto dos alunos, nomeadamente, a exibição de um vídeo de apelo ao voto no Parlamento Europeu que incluí uma campanha desenvolvida para ajudar a compreender a importância da participação democrática. As turmas levaram a cabo, ainda, um jogo de tabuleiro com questões sobre os vários países que integram a União Europeia e sobre os valores e as instituições europeias.
Estas celebrações do Dia da Europa adquiriram uma particular relevância este ano dada a proximidade da data com um dos maiores exercícios democráticos do mundo, as Eleições Europeias de 2024. Estas eleições revestem-se de grande importância dado que as decisões tomadas pelo Parlamento Europeu impactam o nosso dia-a-dia, estão na base de 70% da legislação nacional, moldam o futuro da Europa, e contribuem para a defesa da democracia, porque, quanto maior a participação, mais forte será a democracia.