/
/
EPATV apoia APRENDIZAGEM SOBRE RODAS – Orçamento Participativo Portugal em Vila Verde, Amares e Terras de Bouro

EPATV apoia APRENDIZAGEM SOBRE RODAS – Orçamento Participativo Portugal em Vila Verde, Amares e Terras de Bouro

EPATV apoia APRENDIZAGEM SOBRE RODAS - Orçamento Participativo Portugal em Vila Verde, Amares e Terras de Bouro

Vila Verde, Amares e Terras de Bouro têm a votação um projeto na área temática da Educação e Formação de Adultos, sendo esta a única proposta submetida a pensar especificamente nesta região minhota. Trata-se do projeto Aprendizagem sobre Rodas (proposta 375), submetido por Susana Oliveira, residente no concelho de Vila Verde e colaboradora da EPATV, que pretende levar às populações das zonas mais rurais dos três concelhos acima mencionados oportunidades de educação e promoção de forma sistemática, nomeadamente, nas áreas da Alfabetização e desenvolvimento de competências TIC. O lado mais inovador desta proposta prende-se com o facto de pretender adaptar um autocarro, tornando-o numa sala de formação itinerante, mas também atrativa e equipada com todo o material necessário para serem desenvolvidas oficinas de aprendizagem a pensar nas pessoas. Aprendizagem sobre Rodas será de particular relevância para as comunidades locais pois permite alcançar uma prática necessária, reduzindo o problema do difícil acesso à informação e oferta (de transportes, de formação, etc), aumentando a sua sustentabilidade e empregabilidade, mas sobretudo o seu bem-estar pessoal.

A EPATV, enquanto entidade promotora e defensora da Aprendizagem ao Longo da Vida, apoia esta proposta, por considerar que esta concorre diretamente para aumentar a motivação da população adulta para outros processos de aprendizagem e, consequentemente, contribuir para uma região mais coesa e desenvolvida.

Aprendizagem sobre Rodas (proposta 375) foi submetida ao abrigo do Orçamento Participativo Portugal, uma iniciativa única do governo português e que se encontra a votação até 10 de setembro. Qualquer cidadão pode votar uma vez numa proposta nacional e noutra de âmbito Regional. Se quer conhecer esta e outras propostas, poderá fazê-lo em www.opp.pt.