/
/
EPATV aceita o desafio da ABAE “Muros com Vida”

EPATV aceita o desafio da ABAE “Muros com Vida”

Enquadrado no tema “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços Exteriores” das Eco-Escolas, este projeto consistia na realização de pinturas ao ar livre em muros dentro do recinto escolar ou em espaços afetos ao domínio público municipal.

Este desafio foi lançado à turma do 1 º ano de Técnico de Design de Comunicação Gráfica e à diretora de curso Fátima Pimenta. Após a apresentação do projeto, os alunos começaram por realizar uma pesquisa sobre os vários ecossistemas e decidiram que será um ecossistema marinho.

O convite para participar nas Jornadas da Criatividade da EPATV, ao ilustrador e graffiter Bruno Ferreira – Ezik, foi realizado já com o objetivo de motivar os alunos para a criação do mural proposto pelas Eco-Escolas. Bruno Ferreira – Ezik, ilustrador e graffiter, veio à escola e partilhou alguns dos seus desejos e projetos conseguidos com os alunos. Esta foi a alavanca principal para a criatividade do grupo.

Os alunos do curso de Design participaram também num workshop de Desenho Digital, com Bruno Ferreira – Ezik, onde o mote era a criação do mural.

Inicialmente todos fizeram um desenho digitalmente e/ou em papel. Após esta fase foi realizada a discussão e compilação de materiais para o desenho final do mural.

Foi extraordinária a colaboração do ilustrador Bruno Ferreira nesta primeira pintura. Os dias seguintes foram de pura criatividade dos alunos e da professora da área técnica Fátima Pimenta.

O trabalho final ilustra um ecossistema marinho dividido em duas partes. Uma parte com muita cor e vida, de um ecossistema puro em oposição a outra parte sem cor nem vida, que ilustra o efeito da poluição nos oceanos.

O grande objetivo deste trabalho foi o alerta para a poluição dos oceanos e para os comportamentos de todos nós. As nossas ações estão a colocar em risco a vida dos ecossistemas.