/
/
EPAJUDA comemora o Dia Internacional do Voluntariado

EPAJUDA comemora o Dia Internacional do Voluntariado

EPAJUDA comemora o Dia Internacional do Voluntariado

O dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, é um dia de celebração na EPATV, recordando, e comemorando, o trabalho prestado às famílias e à comunidade pelos voluntários do grupo EPAJUDA, com a organização de várias atividades ao longo do dia.

Por conseguinte, este ano, os voluntários alargaram a festa à comunidade local com a promoção, durante a manhã, de uma “arruada” solidária junto da comunidade vilaverdense, na qual se procedeu à recolha de donativos de bens alimentares, roupas e brinquedos, assim como à venda da “Bolacha Solidária”, junto do comércio local e dos cidadãos, acompanhados, e animados, pelos voluntários das Rusgas EPAJUDA e pelo Ursinho Mágico, ao som dos bombons e das gaitas-de-foles tocados por alguns voluntários.

Ainda, alguns membros do grupo EPAJUDA visitaram o Lar da Santa Casa da Misericórdia, em Vila Verde, no qual alegraram a população sénior, com os quais dançaram ao som das concertinas.

No final da manhã, reunidos na Praça da República, junto ao Tribunal de Vila Verde, o grupo EPAJUDA participou na elaboração de um coração humano, alusivo ao logótipo do Banco de Voluntariado de Vila Verde, com o qual, a convite, colaborou.

Na verdade, neste dia, marcado pelos valores solidariedade, cooperação e união, foi também motivo de comemoração as várias parcerias que o grupo EPAJUDA tem vindo a desenvolver, designadamente com a Habitat Braga, o IPDJ de Braga, a Rede Social de Vila Verde, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, a Câmara Municipal de Vila Verde, e a empresa VISIT.PT, que enriqueceram o dia com a sua presença, e colaboração, nas atividades.

Com efeito, durante a tarde, na cerimónia do Dia Internacional do Voluntariado, na EPATV, na presença da Dr.ª Júlia Fernandes, vereadora da educação, cultura e ação Social, do Dr. Manuel Barros, diretor do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), da Dr.ª Helena Pina-Vaz, presidente da Habitat, e do Dr. João Luís Nogueira, diretor geral da EPATV, bem como de todos os voluntários EPAJUDA, procedeu-se à assinatura do protocolo entre a Habitat, Braga, e a EPATV, nomeadamente o grupo EPAJUDA, que oficializa a colaboração entre ambas as entidades, a fim de aproveitar a formação profissional dos voluntários com uma participação ativa no terreno. Ainda, os voluntários promoveram alguns momentos culturais, apresentados entre as intervenções dos nossos convidados. A cerimónia contou, também, com uma ação de sensibilização, por parte da Dr.ª Helena Pina-Vaz, relativa ao trabalho desenvolvido pela Habitat.

Por fim, a cerimónia culminou com a entrega das medalhas do prémio “Uma das 10 Escolas Mais Solidárias do Norte do País 2013/2014”, no âmbito do projeto Energia com Vida, desenvolvido pela EDP, e dos Certificados de Voluntariado da EPAJUDA relativos ao ano letivo transato.

Assim, as atividades comemorativas terminaram com um lanche convívio entre os voluntários, com um magnífico Bolo EPAJUDA, confecionado pelo formador João Freitas.

Em suma, destacou-se a alegria, o entusiasmo, a partilha e o convívio salutar entre todos os jovens voluntários da EPAJUDA, que, com o seu empenho e dedicação, não só acreditam, como lutam, todos os dias, para fazer o mundo um lugar melhor, uma vez que “não temos nas nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos as nossas mãos” (Friedrich Schiller).

Fotos