/
/
Empresas estão ávidas de finalistas de Mecatrónica

Empresas estão ávidas de finalistas de Mecatrónica

“As empresas estão sempre a pedir-nos alunos e nós não temos mais para elas” — eis o balanço do Diretor do Curso Técnico de Mecatrónica, após 18 Provas de Aptidão Profissional do Curso apreswentadas, hoje, dia 6 de maio, na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

As provas dos finalistas, que agora vão concluir o estágio, superaram “as nossas expetativas e a prova é que todos eles ou vão prosseguir no Ensino Superior ou têm trabalho garantido. Estão todos bem orientados para o futuro e não vão ficar desamparados” — garantiu Francisco Gomes.

A Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, felicitou todos os alunos pelas provas apresentadas e destacou a sua alegria por ver todos os finalistas bem encaminhados porque ou vão estudar ou vão trabalhar.
Os 18 finalistas prestaram provas diante de um júri presidido pela Diretora Pedagógica Sandra Monteiro, o Diretor de Curso Francisco Gomes, a Diretora de Turma Raquel Pinto, o prof. Márcio Costa e Marcelo Costa – da empresa Smartboard.

A jornada começou com duas fases de uma Banca de Ensaios de Alternadores Automóveis, com a participação de André Araújo, Pedro Coelho, Wythalo Neves, Carlos Oliveira, David Barros e Tiago Ferreira, nas vertentes mecânica e de automação. Wythalo Neves, oriundo do Brasil, quer seguir engenharia e o Tiago Ferreira vai ingressar na Academia Militar.

Diogo Magalhães, Marco Azevedo e Mikael Pereira divertiram os jurados com a construção de um Kart Elétrico, devidamente testado num dos corredores da EPATV.

Um relógio holográfico foi construído por Luís Miguel Rodrigues, Nuno Silva e Pedro Antunes enquanto o trio Bruno Brandão, Rodrigo Barbosa e Vítor Silva quer facilitar a vida das pessoas na ida para a praia com a construção de um carrinho de praia elétrico.

A manhã encerrou com a construção e demonstração de uma Plataforma Elevatória Hidráulica por Bruno Pinto, Jorge Brandão e Leonardo Nascimento (que vai fazer uma experiência de Erasmus, em Valência).
Os alunos agradeceram aos professores todos os ensinamentos que lhes proporcionaram ao longo dos últimos três anos e que foram bem demonstrados nestes equipamentos inovadores que enriquecem o acervo da EPATV com uma marca ecológica singular.

O professor Márcio Costa destacou o “momento altamente oportuno” que estes jovens vivem, porque a “possibilidade de desemprego é muito baixa. O futuro é vosso. A Escola transmitiu-vos valores e competências que deveis rentabilizar”.

Nestas provas, os alunos puderam aplicar conhecimentos orçamentais, ganhar espírito de equipa, na área da mecânica, da hidráulica, da eletricidade, das TIC’s e automação bem como ferramentas para ultrapassar as dificuldades que os vários projetos suscitaram.