/
/
Emprego e Carreira – O desafio permanente da EPATV

Emprego e Carreira – O desafio permanente da EPATV

Emprego e Carreira – O desafio permanente da EPATV

Uma delegação da EPATV encontra-se neste momento a participar na primeira reunião do projeto internacional EROVET – Promovendo a empregabilidade jovem através de um grupo de investigação em Formação Profissional, financiado ao abrigo do Programa ERASMUS +, da União Europeia.

Esta reunião, que decorre em Vilnius, Lituânia, tem como objetivo principal definir os principais resultados a atingir com o projeto, os parceiros a mobilizar em cada país, relacionando a orientação vocacional e profissional de jovens, a sua empregabilidade com a definição de projetos de carreira.

Compreender as práticas que são desenvolvidas atualmente na Europa e desenvolver novos recursos que facilitem a orientação vocacional e que potenciem a empregabilidade dos jovens são alguns dos objetivos do projeto, com a duração de 2 anos, que tem agora início e em que a EPATV representa Portugal. Parceiros da Espanha, Alemanha, Grécia, Lituânia, Turquia, Itália completam o consórcio que desenvolverá um

guia de ferramentas para orientação, que será disponibilizado online, de forma gratuita para todas as instituições que desenvolvem esta vertente tão importante para a definição dos planos de carreira dos jovens.

Serão ainda criados uma rede de suporte à mobilidade de estudantes na Europa, melhorando os atuais sistemas e garantindo a eficácia dos estágios nos estrangeiros e a transferência dos créditos adquiridos e a aproximação às empresas.

A EPATV encontra-se representada pelo seu Observatório de Empregabilidade e pelo Centro Qualifica, e será a promotora do próximo evento, uma formação transnacional para cerca de 30 representantes das delegações destes países focada precisamente nos mecanismos de orientação vocacional e profissional de jovens.

EROVET: Fstering youth employability throough a European research group on VET é um projeto financiado pela União Europeia, Ação- Chave 2

2017-1-ES01-KA202-038309

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208