O entusiasmo, a partilha, o convívio e o sol deram as mãos para realizar uma fantástica V Caminhada da Terra que a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) efetuou hoje, dia 3 de maio, num percurso de dezasseis quilómetros, atravessando espaços rurais desde Vila Verde até à Praia do Faial, em Prado.
Saindo da Escola Profissional, pela fresquinha matinal, os 500 alunos e professores palmilharam caminhos, apreciando recantos e cheiros da natureza, empunhando mensagens de preservação ambiental, sob o lema “Proteger é agir”, inscrito numa tarja que abria a caminhada.
Chegados à praia do Faial, em Prado, os professores e alunos da EPATV puderam partilhar os farnéis num mega piquenique e participar em atividades desportivas e de recreio, nomeadamente futebol, voleibol, dança e canoagem no rio Cávado. A logística desta atividade só foi possível devido ao apoio e colaboração do Clube Náutico de Prado e ao dinamismo dos professores do clube Eco-Escolas da EPATV, coordenado pelos professores Paula Costa e José Dantas.
Foi uma jornada intensa de alerta para a necessidade de preservar a natureza, ter comportamentos sustentáveis, alimentação saudável e praticar desporto, que contou com a participação do Diretor Geral da Escola, João Luís Nogueira, e Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro.
Esta ação, promovida no âmbito dos projetos Eco-Escolas, reforçou ainda o convívio entre alunos e docentes da EPATV que regressaram à escola, sob intenso calor que não esmoreceu o entusiasmo.