/
/
Dia Sem Álcool na Delegação de Amares

Dia Sem Álcool na Delegação de Amares

Na manhã do passado dia 17 de Novembro, realizou-se na Delegação de Amares uma Palestra sobre o Dia Sem Álcool destinada às turmas finalistas deste ano letivo, na qual estiveram presentes o diretor da EPATV, Dr. João Luís Nogueira, a diretora pedagógica, Dr.ª Sandra Monteiro, a Coordenadora da Delegação, Dr.ª Clara Sá, a equipa da UCC de Amares, Enfermeira Luísa Santos e o Enfermeiro José Pinto, a Equipa da Escola Segura, Agente Vítor Mota e Agente Hugo Gonçalves e a psicóloga escolar, Joana Rocha.

Esta iniciativa também contou com a colaboração dos alunos do Curso de Técnico de Animação Sociocultural sob a orientação da professora Clara Sousa, os quais abordaram o impacte do álcool

ao longo do ciclo de vida através de 3 Sketches que serviram de mote de abertura da mesma. Partindo dos exemplos apresentados no palco do nosso auditório passou-se para outro palco, desta vez o da nossa vida, do nosso quotidiano…neste seguimento coube aos Técnicos de Enfermagem abordarem o impacte que o consumo de substâncias, como o álcool entre outras, tem no desenvolvimento físico e psicológico dos adolescentes, ficando a Equipa da Escola Segura encarregue de complementar estes conteúdos com os principais aspetos legais associados ao consumo de álcool e a sua relação com a violência doméstica/no namoro e a sinistralidade rodoviária.

Paralelamente, nos restantes cursos da escola, foram distribuídos folhetos da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado- APEF “O Essencial sobre…Álcool e os Jovens” e apresentado um vídeo pedagógico intitulado Monólogo do Sr. Álcool elaborado pela enfermeira Sónia Malheiro e a psicóloga Joana Rocha. Esta data também foi assinalada pelos diversos espaços da escola, onde foram afixados cartazes com as seguintes mensagens: “Agarra-te à Vida e Não ao Álcool!” “Assume Tu o controlo da tua Vida!” “Não permitas que seja o Álcool a controlar-Te!”.

É de ressalvar a recetividade dos alunos dos cursos participantes em relação a esta iniciativa, pois trata-se de um tema bastante pertinente que assola cada vez mais a nossa sociedade.