/
/
Dia Mundial do Não Fumador – PAP Técnico Auxiliar de Saúde 3º ano

Dia Mundial do Não Fumador – PAP Técnico Auxiliar de Saúde 3º ano

Dia Mundial do Não Fumador

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional, de três alunas da Turma Técnico Auxiliar de Saúde 3º ano, cujo tema é “ Tabagismo”, foi assinalado o Dia Mundial do Não Fumador, que se comemora no dia 17 de Novembro.

Na maioria dos casos a iniciação tabágica ocorre na puberdade e a dependência instala-se durante a adolescência. A adolescência é o período de experimentação de um vasto conjunto de comportamentos e estilos de vida, no sentido de procura de identidade e de autonomia, de aceitação pelo grupo de pares e da procura de afirmação. Na perspetiva do adolescente, experimentar tabaco pode funcionar como uma forma de chamar a atenção, de atingir a independência, a maturidade ou a popularidade.

O consumo de tabaco exige, por isso, um trabalho preventivo específico para a redução destes riscos e para a promoção de fatores de proteção junto dos adolescentes.

Neste sentido, as alunas fizeram um vídeo onde abordavam a relação entre a popularidade e o início dos hábitos tabágicos, tendo recolhido depoimentos de professores e alunos com o mote:

” Ser fixe é não fumar…Sê embaixador desta causa”.

Também, elaboraram um cigarro que continha vídeos e informações sobre os malefícios do tabaco, com o intuito de contribuir para a aquisição de comportamentos de promoção da saúde e prevenção das doenças e dependências, por parte da comunidade escolar.

Em suma, neste Dia Mundial do Não Fumador, a palavra de ordem foi: Prevenção. Prevenção. Prevenção.