/
/
Dia Mundial da Sociedade da Informação

Dia Mundial da Sociedade da Informação

Dia Mundial da Sociedade da Informação

Para evocar a comemoração do Dia Mundial da Sociedade da Informação o grupo disciplinar de Informática, Comunicação e Imagem da EPATV, realizou uma palestra subordinada ao tema “Os desafios da Sociedade da Informação”, como forma de ajudar os jovens estudantes a perceber os desafios e as oportunidades que as tecnologias ao seu dispor lhes podem proporcionar.   

A massificação do acesso à Internet alterou, radicalmente, o modo como comunicamos e como acedemos à informação e ao conhecimento. Estas alterações têm, já hoje, efeitos profundos em todos os setores da sociedade de uma forma transversal.

Partindo destes pressupostos, foram convidados para esta palestra, o Engª José Manuel Fernandes, eurodeputado, no sentido de elucidar sobre o modo como a Europa encara estes desafios e Dany Oliveira, enquanto licenciado em comunicação social e empreendedor (sócio da start-up  Promoplayer) para falar da sua experiência profissional, na área da comunicação digital.

Durante a sua intervenção, o Eng. José Manuel Fernandes abordou vários temas, assinalando as principais linhas de ação da Agenda Digital para a Europa, uma das sete iniciativas emblemáticas da estratégia Europa 2020. Relativamente às Tecnologias de Informação e Comunicação, o eurodeputado, destacou a sua importância como um fator de coesão territorial e, também, como um potencial de criação de riqueza e de emprego. Relembrou que esta área apresenta um crescimento de 3% ao ano e, como tal, devem ser encaradas como “um motor essencial para o crescimento da Europa”, já que “influenciam cada vez mais todos os segmentos da sociedade e da economia”. Por fim incentivou os jovens em olhares para as tecnologias não como meros consumidores mas como potenciais produtores de conteúdos, porque é uma mercado como enorme potencialidade, como atestam o facto das TIC empregarem mais de 4 milhões de pessoas em vários setores de atividade em toda a Europa e estimar-se que no setor, em 2015, sejam criados mais um milhão de empregos, “de alta qualidade”.

Dany Oliveira salientou a importância do empreendedorismo, não só criando empresas como também através de uma atitude proactiva no contacto com potenciais empresas empregadoras, dando o seu exemplo pessoal que, fazendo uso das potencialidades das novas tecnologias conseguiu adquirir experiência profissional e, posteriormente, avançar para a criação de uma start-up na área.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208