/
/
Dia Mundial da Saúde: palestra sensibiliza alunos sobre os cuidados para uma vida saudável

Dia Mundial da Saúde: palestra sensibiliza alunos sobre os cuidados para uma vida saudável

O auditório da EPATV recebeu, no dia 3 de maio, Paulo Fernandes, médico especialista em medicina geral e familiar, para uma palestra de sensibilização dirigida à comunidade escolar sobre os cuidados a ter com a saúde. O evento, que decorreu no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde, foi organizado pelo professor José Barros em colaboração com a turma do 2º ano do curso de Cabeleireiro.

A palestra serviu para dar a conhecer aos alunos os princípios base de um estilo de vida saudável, nomeadamente, na alimentação equilibrada, na prática regular de exercício físico, na restrição do consumo de álcool, na proibição do tabaco e drogas e na importância de uma boa higiene pessoal e de sono.

O cuidado com a saúde começa com a adoção de uma dieta equilibrada, reduzindo ao máximo possível os alimentos com quantidades excessivas de gorduras, açúcares e sal e respeitando a roda dos alimentos e as proporções adequadas às refeições. Além disso, o exercício físico regular é fundamental pois previne doenças cardiovasculares, controla o peso, contribui para a saúde mental, reduz a osteoporose, melhora a função pulmonar, fortalece o sistema imunitário e contribui para uma sensação de bem-estar geral.

Cuidar da saúde implica evitar ao máximo o consumo de álcool e restringir totalmente o consumo de tabaco e drogas. Paulo Fernandes descreveu o consumo de tabaco como fator de risco em todo o tipo de doenças, a curto e a longo prazo, acrescentando que as drogas têm um fator de risco ainda maior que tabaco, já que podem causar danos cerebrais, por exemplo.

O palestrante referiu, também, a importância de cuidar regularmente da higiene pessoal, assim como adotar uma higiene do sono. Neste aspeto, Paulo Fernandes enumerou as vantagens de dormir bem, como o fortalecimento da memória, o melhoramento da capacidade intelectual e prevenção de doenças cardiovasculares. Deixou, ainda, algumas estratégias que os alunos podem adotar para uma boa noite de descanso: a adoção de um horário de sono regular, a prática de exercício físico, evitar refeições pesadas e evitar os ecrãs antes de deitar.

No final da palestra, os alunos colocaram questões, abordando aspetos como o consumo de água ou as consultas regulares ao médico.