/
/
Dia Eco Escolas na EPATV

Dia Eco Escolas na EPATV

Dia Eco Escolas na EPATV

A EPATV celebrou, hoje, dia 8 de novembro, mais uma Galardão Bandeira Verde, inserido no Dia Eco Escolas. O dia contou com a participação do Diretor Geral da EPATV, João Luís Nogueira, o Presidente da Associação Ambientalista ZERO, Francisco Ferreira, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, o Vereador do Ambiente do Município de Vila Verde, Patrício Araújo, e o Representante da Câmara no Conselho Consultivo Eco Escola, Adelino Silva.

O momento simbólico do hastear da bandeira Eco Escolas, em forma de abertura da celebração, representou o 10º Galardão Consecutivo que a EPATV consegue, pela sua responsabilidade e consciência ecológica e sustentável.

Posteriormente, deu-se lugar à palestra temática, pela voz de Francisco Ferreira, da ZERO, que se lançou sobre “A Importância da floresta num clima em mudança”, introduzida por João Luís Nogueira, que se orgulha de uma escola com formação transversal para este tipo de consciencializações. O Presidente da ZERO, alertou para a importância das florestas autóctones, dos ciclos da água, das florestas em Portugal (que ocupam 35% do território) e lembrou o drama do aquecimento global e da forma como a evolução das emissões setoriais dos gases de efeito de estufa se revela preocupante. Referiu ainda que «os objetivos do desenvolvimento sustentável mundial são globais, mas começam em cada um de nós» – daí os «5 P’s: Prosperidade, Pessoas, Paz, Parcerias e Planeta».

De seguida, o Chefe Vinagre preparou uma salada de arroz reaproveitado e um arroz caldoso de peixe, num Show Cooking que “abriu o apetite” para o almoço que finda o Dia Eco Escolas na EPATV.

Fotos