A escola profissional celebrou o dia da Eco-Escolas com o hastear da bandeira verde, relativo ao ano letivo 2022/23. No mesmo âmbito, o auditório recebeu Carlos Rio, fotógrafo de natureza, para uma palestra para alunos do 1º ano sobre a importância da biodiversidade e a coabitação no Parque Natural do Litoral Norte.
Carlos Rio explicou às turmas do 1º ano um pouco sobre como se faz e porque faz fotografia de natureza, referindo que usa a arte como meio para chamar a atenção para as principais ameaças que a floresta enfrenta. O fotógrafo deu, entre vários exemplos, o Parque Natural do Litoral Norte, em Esposende, no qual passou vários dias e noites a capturar a vida selvagem local e também fez vários projetos de divulgação e sensibilização, como as visitas das escolas ou a revista “Clareira”.
Apesar de ser um espaço rico em biodiversidade em fauna e flora, é uma área que sofre várias ameaças por causa da ação humana como por exemplo o despejo de lixo, uso de pesticidas e transformação de caminhos agrícolas em estradas, caça furtiva, invasão de infestantes (como as acácias) e a desorganização na proteção da floresta. Tudo fatores que põe em perigo a biodiversidade do Parque Natural do Litoral Norte. “Quando vocês acharam que por desaparecer uma coisa qualquer não tem importância, tem”, afirma Carlos Rio. “Porque tudo isto funciona como uma corrente e basta quebrar um elo que, dali para a frente, as coisas vão funcionar muito mal e sobra sempre para quem causa esse problema, que é a espécie humana.” O fotógrafo lembrou ainda aos alunos o número alarmante de espécies naturais em vias de extinção, resultado de uma intervenção humana que levará a um “abismo”. Mas também deixou possíveis soluções para promover uma melhor coabitação entre o Ser Humano e a Natureza.
De seguida, foi hasteada à porta da escola a Bandeira Verde Eco-Escolas do ano letivo 2022/2023 na presença do presidente João Nogueira, da diretora pedagógica, Sandra Monteiro, do vereador da educação de Vila Verde, Manuel Lopes, e das professoras Paula Costa e Sara Vale, responsáveis pelo Programa Eco-Escolas da EPATV.