/
/
D. Jorge Ortiga e D. Francisco Coelho na EPATV: “Hoje fiz uma linda descoberta”

D. Jorge Ortiga e D. Francisco Coelho na EPATV: “Hoje fiz uma linda descoberta”

D. Jorge Ortiga e D. Francisco Coelho na EPATV: Hoje fiz uma linda descoberta

“Esta é uma escola que forma e informa. Hoje fiz uma linda descoberta. Digo-vos, sem lisonja” — afirmou ontem o Bispo Auxiliar de Braga, após uma longa e pormenorizada visita à Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

D. Francisco Senra Coelho falava aos profissionais do Centro Qualifica e Observatório de Empregabilidade da EPATV, últimos momentos de uma estadia no âmbito da visita pastoral que está a realizar à paróquia de Barbudo e culminou com um almoço de convívio com professores, funcionários e alunos da escola.

Sempre acompanhado pelo director da EPATV, João Luís Nogueira, o bispo Auxiliar de Braga mostrou-se várias vezes surpreendido com o trabalho multidisciplinar e humanístico que a EPATV desenvolve todos os dias: “pegar na massa como ela vem e construir uma pessoa integral não é comum” — comentou o Prelado após visitar todas as salas de aulas, oficinas e laboratórios que garantem formação a cerca de 700 alunos.

O bispo auxiliar de Braga estava acompanhado do capelão da Escola, padre António Rodrigues, e do pároco de Barbudo, padre. Angelino Kamate, percebendo assim porque o insucesso escolar e o número de faltas dos alunos é inferior a cinco por cento.

A relação entre a escola e os pais dos alunos, com as empresas, as instituições e a comunidade permitem a formação de “bons cidadãos com uma ferramenta para conquistar o mercado de trabalho” — explicou João Luís Nogueira.

A visita teve a feliz coincidência de encontrar o Arcebispo Primaz de Braga, a visitar a paróquia de Vila Verde, juntando-se os dois prelados no auditório da EPATV.

D. Jorge Ortiga expressão a sua “gratidão a este projecto educativo que tem vindo a consolidar-se” e incentivou cada um dos alunos a “aproveitar o tempo para estudar e praticar porque essa é a garantia de um futuro com qualidade para vós.”

“Desejo que sejais capazes de investir e desenvolver os vossos talentos” — sugeriu D. Jorge Ortiga, lembrando que a felicidade “não depende só do que nós temos” porque “há mais alguma coisa”.

“Nunca vos esqueçais dos vossos valores evangélicos que recebeste pois são estes que vos garantem a verdadeira felicidade, porque uma vida sem valores é muito triste e fica à deriva” — concluiu o Arcebispo Primaz de Braga.

Por sua vez, D. Francisco Coelho aludiu a uma metáfora oriental do rei que convocou o povo para um belíssimo banquete no alto de uma montanha, com uma condição, cada pessoa levava o vinho. As iguarias eram sublimes. Uns levaram o melhor vinho, mas muitos levaram uma zurrapa, pensando que — misturado com o vinho dos outros — não se dava conta. Acontece que muitos pensaram assim e, após a mistura de muita mixórdia com pouco vinho bom de alguns, este tornou-se impossível de beber. O vinho era uma porcaria e metade da comida não foi consumida.

“Cada um de vós tem de dar o melhor” — pediu o bispo auxiliar, elogiando a escola: “a este nível há poucos exemplos destes. Dou graças a Deus por esta Escola. Sois vós, cada um, quem a faz, mas se trouxerdes agua-pé ou mixórdia…”

Após esta sessão, em que D. Jorge e D. Francisco foram prendados com uma serigrafia da EPATV alusiva aos lenços de namorados, D. Jorge Ortiga deu o seu testemunho no livro de Honra da Escola, enquanto D. Francisco continuou a visita pela Escola ficando maravilhado com o que os seus olhos viam, a dimensão humana da formação, o apoio psicológico e económico aos alunos.

Momento de paragem alongado foi o jardim das plantas aromáticas, que alimentam a cozinha da EPATV, tendo o Bispo auxiliar levado, como recordação, um ramo de alfazema.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208