/
/
CLDS na EPATV: O próximo passo é um Estágio Erasmus+?

CLDS na EPATV: O próximo passo é um Estágio Erasmus+?

Os alunos finalistas da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) foram convidados, no dia 5 de abril, a fazer um Estágio Erasmus + que lhes pode abrir portas ao seu futuro profissional e a novas oportunidades.

O desafio foi lançado por José Filipe Costa, da Agência Nacional para a Gestão do Programa ERASMUS+ (Erasmus+ Juventude em Ação), numa palestra-debate sobre o Corpo Europeu de Solidariedade (CES), numa iniciativa protagonizada pelo Contratos Local de Desenvolvimento Social de quarta Geração” (CLDS-4G) que promove a inclusão social dos cidadãos, através de ações em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social.

O programa do CLDS 4G Vila Verde têm por base o emprego, formação e qualificação, e é promovido pela Casa do Povo da Ribeira do Neiva (CPRN), acreditada com o Selo de Qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade (CES).

Este selo certifica que a CPRN reúne as condições necessárias para que os jovens possam participar em atividades de solidariedade (voluntariado, estágios e/ou emprego), de acordo e em cumprimento com os princípios e objetivos do Corpo Europeu de Solidariedade.

Perante o grande auditório cheio, José Costa trouxe a experiência vivida pelo jovem Filipe Rocha, durante quase um ano no Sul de França, num Centro de Atividades de Tempos livres para crianças e adolescentes.

A sessão coordenada por Maria João Pereira e Paulo Guimarães, técnicos do CLDS de Vila Verde, mostrou aos finalistas da EPATV que um estágio Erasmus + é “uma boa oportunidade, nesta fase das suas vidas, um tempo de enorme aprendizagem, de enriquecimento pessoal e profissional que as empresas modernas tanto apreciam”.

Filipe Rocha apresentou um filme sobre o seu estágio no Sul de França, onde teve direito ao pagamento das viagens de ida e volta, subsídio de alimentação e uma quantia mensal para pequenas despesas pessoais (pocket money).

Ao fim deste estágio Erasmus +, conseguiu um emprego a que teve de renunciar por causa da COVID e indicou o site www.europasolidaria.pt/pt/, para que os finalistas da EPATV possam saber mais, concluindo que nestes estágios “reforçamos a nossa auto-estima, obtemos uma vasta rede de contatos, mais conhecimentos e ajudamos-nos tanto ou mais a nós próprios que aos outros”.

A sessão encerrou com a apresentação de uma empresa que está aberta a estágios profissionais, a DST, com sede em Braga, a cargo de Alexandra Monteiro.