/
/
Biodiversidade na EPATV

Biodiversidade na EPATV

Integrado nos temas do ano letivo 2021-22, Espaços Exteriores e Biodiversidade – Preservar e Regenerar, o projeto “Biodiversidade na minha escola” teve como objetivo dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar. O principal propósito foi documentar a diversidade de espécies de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que encontram no recinto escolar, através da observação das mesmas, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações.

Em contexto de aula com o professor de Biologia, José Barros, a turma do 1º ano de Estética compreendeu o objetivo do projeto, obteve conhecimentos para a sua execução e também inspiração para a sua criatividade. A turma propôs-se a construir comedouros/bebedouros, instalar as aplicações iNaturalist bem como a PlantNet nos telemóveis e partiram à descoberta da biodiversidade da escola fazendo os registos fotográficos das espécies. Posteriormente foram elaboradas as fichas de espécie, o estatuto de conservação foi feito com consulta de IUCN Red List of Threatened Species (https://www.iucnredlist.org).

Por último, em contexto de aula com a professora Fátima Pimenta, os alunos realizaram as respetivas ilustrações com grande entusiasmo. Para finalizar este projeto decorreu um debate e consciencialização sobre a biodiversidade da escola e a importância da sua preservação.