/
/
Arranque do ano letivo na EPATV: a felicidade de saber fazer e saber ser

Arranque do ano letivo na EPATV: a felicidade de saber fazer e saber ser

“Sejam felizes” — foi o apelo do Diretor Geral da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) na receção aos novos 200 alunos que iniciam os seus estudos no dia 17, na presença dos Diretores de Curso e de Turma.
As sessões de receção foram divididas este ano pelos vários espaços da EPATV e em horários diferenciados, respeitando as diretivas da Direção Geral de Saúde para as escolas, baseadas nas três regras fundamentais, sublinhadas por João Luís Nogueira: uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento físico.

Quanto aos cursos, o Diretor da Escola destaca que “é tão importante saber fazer como saber ser”, destacando a necessidade dos pais acompanharem os seus filhos, agradecendo-lhes a escolha que fizeram nesta escola que lhes oferece competência dos professores para ajudar os seus filhos a serem melhores profissionais e melhores cidadãos.

Os diretores de curso e de turma receberam os novos alunos, acompanhados dos encarregados de educação, dos cursos que a EPATV ministra este ano, com destaque para os novos Curso Técnico Profissional de Cabeleireiro, Animadores Socioculturais e um EFA em Pastelaria e Cozinha.

Às 9 horas foram recebidos os novos alunos dos cursos de Eletrotecnia, Mecatrónica Automóvel, Frio e Climatização e Esteticista/Cabeleireiro. Uma hora e meia depois, foram recebidos os “caloiros” de Produção Metalomecânica, Multimédia, Animador Sociocultural e Técnico de Cozinha.
Nestas sessões, os responsáveis lembraram aos novos alunos que, além das capacidades profissionais, a EPATV pretende formar jovens mais solidários, pessoas mais criativas e tolerantes, antes de explicar como funciona a avaliação modular dos cursos profissionais que oferecem aos finalistas um certificado de nível IV e acesso ao ensino superior, com a conclusão do 12.º ano.

Os alunos foram elucidados sobre as funcionalidades do Cartão Digital do Aluno, a bolsa de material escolar (entre 163 a 36 euros) — conforme os escalões —, o subsídio de alimentação, de transporte, o limite de faltas e intenso diálogo com os pais.

Este ano, a EPATV entrega aos alunos do primeiro ano um iPad de modo a reforçar o uso das TIC’s na aprendizagem pelo que “não é um brinquedo, mas uma ferramenta de trabalho que devem usar com todo o cuidado”. Estes iPads serão distribuídos durante a semana do dia 28 deste mês, na jornada celebrativa dos 27 anos da EPATV, “significam um investimento da EPATV e uma prova de confiança nos nossos alunos”.

A sessão fechou com um alerta para a leitura do regulamento Interno e do Estatuto do Aluno e o destaque que esta Escola — inclusiva — dá aos jovens com Necessidades Educativas Especiais, aos quais é oferecido um “acompanhamento pessoal”.

Este novo ano é caracterizado pela aposta nas medidas sanitárias preventivas, com a colocação de um túnel de desinfeção à entrada da Escola, por onde entram todas as pessoas e controlo de saídas mediante barreira digital ou torniquete. As entradas para oficinas, salas de aulas e serviços administrativos são diferenciadas e está garantido o serviço de refeições e de bar para todos os elementos da comunidade educativa.
Sandra Monteiro explicita que se “criaram circuitos, se reorganizaram os espaços, os grupos de aprendizagem e os horários dos professores e dos alunos, de modo a garantir, em contexto de sala de aula, o cumprimento das normas de higienização e o adequado distanciamento social para a realização das aulas presenciais”.

“Estamos preparados — prossegue Sandra Monteiro — para enfrentar qualquer regime de ensino presencial, misto ou à distância. Para o regime à distância, a EPATV dotou-se de novos equipamentos tecnológicos, entre os quais iPad ‘s para os alunos, para que estes possam acompanhar as tarefas escolares, a interação e a partilha de materiais de apoio às aprendizagens das plataformas do OFFICE 365, Schoology, Socrative, já utilizadas na EPATV há alguns anos”.

A EPATV possui uma população escolar de cerca de 500 alunos distribuídos por 28 turmas de cursos de formação profissional.

Cabine de desinfeção na entrada da EPATV

A EPATV reforçou os meios de prevenção à Covid 19 com a instalação de uma cabina ou túnel de desinfeção, um aparelho já usado em vários países, em grandes estádios de futebol ou aeroportos. O pleno funcionamento acontece a partir de quinta-feira, primeiro dia de aulas para quase 700 alunos e a máquina adquirida pela EPATV “não representa qualquer risco toxicológico e não existe qualquer risco para a saúde”.

Esta cabine tem o selo CE e utiliza um desinfetante homologado pela Direção-Geral da Saúde. A sua utilização é muito simples. Se for claustrofóbico, não há preocupação, a cabina é aberta e funciona como um espaço de passagem. As pessoas entram, são pulverizadas com desinfetante à base de iodo e todo o corpo, a roupa e o calçado ficam descontaminados.