/
/
Alunos do curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, deixam a sua marca pessoal na Vodafone

Alunos do curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, deixam a sua marca pessoal na Vodafone

O estágio na Vodafone colocou aos alunos diversos objectivos, assentes nas vertentes comportamental e profissional. Em termos profissionais, foi proporcionado aos alunos o contacto com algumas actividades do quotidiano da equipa de Operações e Suporte da Rede IP, da Direcção de Engenharia da Vodafone Portugal, bem como a concretização de algumas dessas actividades, nomeadamente patching de UTP e fibra óptica, em ambiente de produção.

Para efeitos de aprendizagem e desenvolvimento de novas competências em redes IP, os alunos montaram um lab com routers e switches da Cisco Systems e configuraram por CLI, dois ambientes de routing com IGPs diferentes, nomeadamente EIGRP e OSPF; para interligação dos ambientes, configuraram BGP.

Tiveram de igual forma oportunidade de compreender e configurar o conceito de redistribuição de redes entre protocolos de routing.

Na sequência da aprendizagem, os alunos foram desafiados a deixar a sua marca pessoal na Vodafone, desenvolvendo um portal Web em ASP .NET / C#, que será utilizado futuramente pela equipa da Vodafone onde estagiaram os alunos, como repositório de toda a informação operacional sobre as plataformas de Firewall da empresa.

A Escola Profissional Amar Terra Verde, agradece à Vodafone, em especial ao Eng.º João Pedro Lopes, a forma incansável com que se disponibilizou para o acompanhamento dos estagiários Pedro Barbosa e Paulo Barbosa.