Mais de 25 investigadores de sete países dos oito parceiros Erovet que trabalham juntos em orientação profissional reuniram durante a semana passada na Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, que vai criar um banco de ferramentas e recursos.
O projecto EROVET – “Fostering youth employability through a european research group on VET” -, é financiado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus +.
Esta foi a segunda reunião da parceria, em mais uma etapa na elaboração do guia europeu para a orientação profissional e vocacional dos jovens, com a partilha das estratégias de orientação profissional de cada um dos países.
A EPATV – Escola Profissional Amar Terra Verde – acolheu os cerca de 35 professores e técnicos de orientação profissional e vocacional, oriundos da Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Turquia, Lituânia.
Eles uniram-se à EPATV para o primeiro momento de formação – ação sobre o estado da arte no que respeita às políticas públicas de formação profissional inicial e contínua na Europa.
Portugal esteve representado pela EPATV, através do Serviço de Psicologia e Orientação, Centro Qualifica e Observatório de Empregabilidade, tendo sido partilhados instrumentos, documentos e metodologias usadas em Portugal para a orientação de jovens e adultos e a definição dos seus planos de carreira.
À EPATV foi confiada a missão de proporcionar aos profissionais um banco de ferramentas e recursos que irão facilitar seu trabalho como consultores de carreira (sites, modelos, guias, etc.). Os parceiros envolvidos no projeto acreditam que é importante que os agentes encarregados de fornecer conselhos de carreiras disponham dos recursos mais relevantes e importantes para facilitar seu trabalho. Estes devem ser agrupados e sistematizados através de uma plataforma de consulta a disponibilizar este mês.
O projeto em causa – EROVET – Promover a empregabilidade através da criação de um grupo de investigação em formação profissional dura dois anos, teve início em outubro de 2017 e pretende, para além da publicação do Livro Branco da Orientação Vocacional, criar uma bolsa de emprego à escala europeia, e uma rede de parceria para a mobilidade de estudantes de formação profissional, jovens ou adultos, com padrões de qualidade, no acolhimento e no desenvolvimento de estágios no estrangeiro.
Em Vila Verde foram apresentados o site e algumas ferramentas de comunicação. Para saber mais, pode consultar www.erovet.eu ou pesquisar nas redes sociais. O próximo momento de reunião e formação será em Maio, em Ankara, na Turquia.
TROCA DE ESTUDANTES E PRÉMIO DO EMPREENDEDORISMO
O EROVET pretende criar uma rede de mobilidade para que estudantes dos países envolvidos no projeto possam fazer parte do seu trabalho no exterior. É bem conhecido o quão difícil é encontrar parceiros confiáveis qualificados para garantir a entrega de treinamento correto e significativo durante este período no exterior.
Esta rede vem de encontro a um dos principais pedidos apresentados pelo diretor da EPATV na primeira sessão de trabalho. João Luís Nogueira alertou para a necessidade «fundamental de criar redes de parceiros para ter confiança e credibilidade no sistema», desejando que este encontro constitua seja um “grande exemplo para as empresas que só nos procuram quando não têm mão-de-obra qualificada».
Os centros de treinamento podem trocar estudantes (enviar e hospedar estudantes) dentro da rede. Eles procurariam ativamente as vagas de estágio nos respectivos países e também se encarregariam de organizar a acomodação dos estudantes e realizar tarefas de supervisão.
Os parceiros EROVET decidiram também criar o Prémio de empreendedorismo para promover a criação e o desenvolvimento de projetos empreendedores envolvendo os formandos. Haverá uma fase nacional e também uma fase internacional que incentivará a participação de centros de treinamento e o intercâmbio de experiências entre países.
Com a criação do Selo de empreendedorismo, é objetivo reconhecer oficialmente os centros de treinamento de EFP que seguem uma linha estratégica relacionada à promoção e desenvolvimento do empreendedorismo e da iniciativa.
A comunidade EROVET é integrada por oito parceiros de sete países diferentes, o coordenador é GlobaLleida, uma entidade de promoção económica em Lleida (Espanha). Cinco centros de formação de EFP também são parceiros no projeto: Ortaköy 80, Ankara (Turquia), Escola Profissional AMAR TERRA VERDE em Vila Verde (Portugal), i.i.s. des ambrois em Oulx (Itália), Vilnius Tourism and Commerce School em Vilnius (Lituânia) e Institut Escola del Treball em Lleida (Espanha). Finalmente, duas entidades locais pertencem à EROVET, Dieythynsi Deyterobathmias Ekpaideysis N.Rodopis em Komotini (Grécia) e Landkreis Osnabrück Fachdienst Bildung em Osnabrück.