/
/
A EPATV na final do III Torneio de Jogos Romanos

A EPATV na final do III Torneio de Jogos Romanos

No dia 25 de maio, a EPATV participou na final do III Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro, atividade organizada pelo Grupo Disciplinar de Matemática, com a pretensão de incentivar os alunos a explorarem competências académicas, sociais e de identidade através do nosso património histórico e cultural, integrada no evento “BRAGA ROMANA – REVIVER BRACARA AUGUSTA / 2012”. Mais de 600 alunos de várias escolas do ensino básico estiveram na realização do torneio, que decorreu no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga. Desses, 80 estiveram em competição, e os restantes participaram em atividades de animação como espectáculos de bailado e a encenação de um funeral romano.

Os três alunos que representaram a escola nesta atividade, apurados no dia 23 de março, a nível de escola, João Barros do 1º ano do curso de Empregado de mesa, no Jogo do Soldado, Carlos Lopes, do 1º ano do curso de Mecânico de Automóveis Ligeiros, no Jogo do Moinho, e Manuel Ferraz, do 2º ano do curso de Padeiro/ Pasteleiro, no Jogo do Tabula, foram acompanhados pelos professores Maria João Dias, Nuno Silva e Anabela Silva.

Este torneio foi organizado ao pormenor, com as atividades marcadas e o itinerário traçado da parte da manhã, em que os alunos poderiam optar por um percurso pelo centro histórico da cidade de Braga, numa visita aos monumentos mais representativos da “Braga Romana” que incluíram a Fonte do Ídolo, a Domus na junta de freguesia da Sé e as Termas Romanas da Cividade. Em todos estes locais havia um guia para orientar as visitas, explicando todo o significado e funcionamento destes monumentos na época romana. No museu D. Diogo de Sousa, poderiam ser visitadas as exposições que lá existem de vestígios da cidade romana de Bracara Augusta e assistirem ao III Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro e a outras atividades como uma encenação teatral do cortejo fúnebre e música e danças alusivas à época romana. Terminado o torneio, os participantes partiram em desfile até ao centro da cidade onde foram entregues os prémios aos professores dinamizadores das escolas que participaram no III Torneio de Jogos Romanos, bem como aos vencedores dos jogos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

Os professores que constituem o grupo disciplinar de Matemática entendem que, através de uma atitude lúdica, se promove o gosto pelo saber, uma atitude proactiva perante o conhecimento, explorar partindo à descoberta, delinear estratégias, explorar a capacidade de abstração, exercitar a concentração, antever a consequência da acção, prever a reação do adversário, focar as metas pretendidas, encarar de forma positiva o processo, criatividade, respeito pelas regras, analisar jogadas e atitudes do adversário. Sendo estas as competências transversais, outras há que se remetem à dimensão específica das áreas da Matemática: cálculo, álgebra, geometria, raciocínio indutivo e geométrico.

Tendo sido esta, uma atividade que obteve uma enorme recetividade por parte da comunidade escolar, o grupo de Matemática está certo de que a EPATV se fará representar no próximo ano letivo, na quarta edição deste torneio.