/
/
A EPATV discute sustentabilidade em projeto Erasmus+ na Macedónia

A EPATV discute sustentabilidade em projeto Erasmus+ na Macedónia

A EPATV discute sustentabilidade em projeto Erasmus+ na Macedónia

A EPATV discute sustentabilidade em projeto Erasmus+ na Macedónia

A EPATV participou numa reunião do projeto Boost Your Green, decorrida entre 31 de Março e 6 de Abril, na Macedónia e que integrou, além de Portugal, França, Turquia, Bulgária e Roménia.

Foram divulgados os resultados que cada escola parceira obteve no tocante à sustentabilidade, tendo tal sido realizado mediante a discussão entre os alunos das diversas escolas que apresentaram resultados e boas práticas ao plenário e, em seguida, procedeu-se ao debate e síntese dos mesmos. Os alunos participaram, então, em aulas subordinadas aos temas centrais do projeto – água, energia, resíduos, biodiversidade, alimentação e solidariedade – que contribuiram para a consolidação da tomada de consciência coletiva em relação a cada um destes temas-chave.

O programa incluiu, também, visitas a:

  •  uma Central Solar de produção de energia elétrica – a maior da Macedónia, onde se gera uma substancial quantidade de energia, tendo sido explorados diversos pormenores técnicos e tecnológicos da central, que permitiram aos visitantes compreender o processo e os benefícios ambientais que comporta esta forma de energia; 
  • uma Estação de Tratamento de Àguas – que abastecia o município de Bitola, tendo sido exploradas todas as etapas por que passa a água desde que entra na estação até que sai para a rede de abastecimento público;
  • um espaço natural – A área  “Natural and Cultural Heritage of the Ohrid region” nas imediações do Parque Nacional Galichica, além da sua riqueza paisagística evidencia uma riqueza natural intrínseca de grande importância.
  • o Museu Nacional de História Natural de Skopje – nesta visita, houve oportunidade de conhecer as especificidades botânicas e zoológicas endémicas da Macedónia, assim como de reconhecer a diversidade biológica do país.

A reunião terminou os trabalhos perspetivando a preparação da reunião final de projeto, a decorrer em Portugal em Junho de 2019.

IMG_6208