/
/
A EPATV a caminhar no PNPG

A EPATV a caminhar no PNPG

A EPATV a caminhar no PNPG

Na tradição de anos transatos, no passado dia 22 de julho, a EPATV realizou uma caminhada de encerramento do ano letivo. Estas caminhadas têm como principal objetivo a promoção do convívio da comunidade escolar, num ambiente natural, divertido e descontraído, antes das merecidas férias.

Este ano, a opção foi percorrer o Trilho da Águia do Sarilhão, na freguesia de S. João do Campo (Terras de Bouro) em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Durante os 9 km de extensão do trilho – com saída e chegada ao Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas – os participantes puderam apreciar uma paisagem natural de rara beleza, tendo como cenário a Barragem de Vilarinho das Furnas, onde alguns não resistiram a um mergulho refrescante e retemperador.

Do percurso deste trilho merece, ainda, realce a passagem pelas milhas XXVII, XXVIII e XXIX, da Via Nova XVIII (Geira), e pelo núcleo de padrões romanos. Nas proximidades da milha XXIX avultam vestígios indeléveis da trincheira do Campo que, na Idade Média, serviu de defesa da raia portuguesa nas invasões hostis. Inserido numa importante área do Parque Nacional da Peneda Gerês, este trilho aproxima-se de outros locais de interesse, como a fraga do Sarilhão, a Mata Nacional de Albergaria e a extinta aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas.

Finalmente, uma curta viagem até à freguesia de Sta. Isabel do Monte para o almoço no restaurante “O Encontro”, onde fomos muito bem tratados pela D. Jacinta, dona do restaurante e ex-aluna da EPATV.