/
/
1ºCongresso Internacional Gastronomia e Vinhos do Porto e Norte de Portugal

1ºCongresso Internacional Gastronomia e Vinhos do Porto e Norte de Portugal

Nos dias 24 e 25 de Novembro de 2011 os alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde estiveram presentes no 1ºCongresso Internacional Gastronomia e Vinhos do Porto e Norte de Portugal acompanhados pelos formadores Maria João Campos, Chef José Eduardo Vinagre, Olga Martins e Palmira Moreira.

A sessão de abertura teve inicio por volta das 9H30 com a presença Presidente TPNP – ER Melchior Moreira, Vice-presidente CCDR-N Paulo Gomes, Presidente CM Matosinhos Guilherme Pinto.

As 10:00 a Dra. Manuela Vaz Velho – “ Dieta Atlântica Origem e Características, Ana Paula Xavier – ADRIMINHO, Jorge Morais “ A alheira de Mirandela “.

O potencial dos produtos certificados do Norte, o poder comercial da certificação, modelos e perspetivas de futuro. Depois da pausa para café seguiu-se “ A Gastronomia e Vinhos, a Restauração e o Turismo, as dificuldades que o sector encontra na legislação Nacional. Por volta das 15h00 “ A Gastronomia e Vinhos da Europa – Dieta Atlântica com oradores da Austrália, Espanha, USA e França que desenvolveram estudos científicos na península.

No dia 25 de Novembro iniciou-se pela Gastronomia como Patrimonio Cultural que estiveram presentes diferentes confrarias do norte, guardiãs da ADN de Cultura Gastronómica. As marcas Enogastronomicas, a importância do valor das marcas na afirmação dos estabelecimentos e da Região formaram os desenvolvimento das apresentações desta sessão. Para a conclusão do 1ºCongresso esteve presente o perito relator do congresso José Silva.