/
/
Formação Sobre o EURO na EPATV

Formação Sobre o EURO na EPATV

 

No dia 25 de Março, pelas 10,00 h, no auditório da sede da Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, realizou-se uma acção de formação sobre o conhecimento da nota EURO. Esta acção insere-se nas comemorações dos 10 anos da adopção da moeda única, da UEM (União Económica Monetária), pelos onze estados membros da União Europeia iniciais, hoje conhecida pela U.E. dos 27, é orientada pelo BCE – Banco Central Europeu e Banco de Portugal, organizada pelos alunos do curso de Técnico de Serviços Jurídicos e pela sua professora de Economia, Cristina Vivas.

A sessão teve como oradores os responsáveis do Departamento de Emissão e Tesouraria do Banco de Portugal/Banco Central Europeu da delegação de Braga, Fernanda Barros, Fernando Pimenta e Custódio Silva, que iniciaram a formação com uma breve história sobre a criação e evolução da moeda europeia e sobretudo abordaram as principais boas práticas de reconhecimento de notas falsas e atitudes a tomar face a uma situação congénere.

Estiveram presentes, os alunos dos cursos EFA – Técnico Administrativo de Vila Verde , do 1º ano do curso de Técnico Serviços Jurídicos,e 1º e 2º anos do curso de Técnico Restauração, que se mostraram muito interessados nos conteúdos apresentados, sobretudo pela componente prática que lhes foi proporcionada na observação e comparação de notas verdadeiras com notas contrafeitas.

No final os oradores ofereceram aos alunos uma capa com vária informação sobre o Euro e formas de detecção de material contrafeito, de grande utilidade no dia a dia de todos os presentes, contribuindo assim para um melhor exercício de cidadania europeia que devemos prosseguir.