/
/
A EPATV assinalou o Dia da Matemática

A EPATV assinalou o Dia da Matemática

 

Esta actividade decorreu no dia 19 e 27 de Maio , em Amares e Vila Verde, respectivamente. Organizada pelo grupo disciplinar de Matemática, coordenada pela professora Paula Costa, teve como principais objectivos desenvolver nos alunos o gosto pela Matemática, incentivando-os para o aspecto lúdico da Matemática, descobrindo a Matemática em situações concretas do quotidiano, sentindo-a como uma actividade humana permanente.

Este ano realizou-se a 1ª edição do Concurso “Quem quer ser Matemático”, que procura desenvolver a competência matemática dos alunos, promovendo-lhes o gosto pela disciplina e estimulando a criatividade dos alunos e dos professores em torno de temas da Matemática.

Independentemente do nível de ensino (cursos CEF e Nível III), os alunos foram desafiados a demonstrar a sua capacidade de resolver questões matemáticas que envolvem não só o raciocínio lógico, mas também a sua habilidade de interpretar textos e imagens. As perguntas variaram, aleatoriamente, entre os níveis fácil e difícil. Esta actividade teve a colaboração do curso Técnico de Sistemas Informáticos e do professor José Dantas, na construção do sofware para o concurso.

Neste dia, todas as turmas tiveram oportunidade de visitar uma exposição sobre a história da matemática, retratada através de selos e fractais, ficando a conhecer alguns matemáticos famosos e percebendo a importância da matemática nas várias áreas de conhecimento. Os alunos poderam ainda manipular os vários jogos matemáticos construídos na escola.

A EPATV premiou os três melhores alunos que participaram no concurso atribuindo uma calculadora gráfica aos alunos que obtiveram o 1º lugar dos cursos Nível III, e calculadoras científicas e pens aos restantes 2º e 3º lugares. Todos os participantes receberam um certificado de participação. Os resultados no final do concurso foram os seguintes:

 

EPATV – Sede

Cursos Profissionais: 1º Pedro Cunha – T. Mecatrónica, 2º Filipe Costa – T. Mecatrónica, 3ºRafael Vilela – T. Multimédia

Cursos CEF: 1º Francisco Vieira – Op.CNC, 2º Vitor Araújo – Serralheiro Cívil, 3º Francisco Costa – D.C.Mecânicas

 

Delegação de Amares

Cursos Profissionais: 1º Marina Dias – T. Comunicação, 2º Sara Araújo – T. Comunicação, 3º Nelson Vaz – T.C.Civil

Cursos CEF: 1º Ana Peixoto – Emp.Comercial, 2º Ana Leão – Emp.Comercial, 3º Francisco Gonçalves – Bombeiro

 

O principal objectivo deste Dia da Matemática foi aprender Matemática sem se dar por isso, descobrir que afinal esta disciplina não é um monstro mas que pode ser uma coisa atractiva e útil no dia-a-dia das pessoas.