/
/
Curso de Bombeiros Visitam Quartel dos Bombeiros Sapadores de Braga

Curso de Bombeiros Visitam Quartel dos Bombeiros Sapadores de Braga

 

No passado dia 3 de Fevereiro de 2010, os alunos do Curso de Bombeiros, Delegação de Amares da EPATV, realizaram uma visita de estudo, juntamente com o professor Gonçalo Alves, às instalações da Companhia de Sapadores Bombeiros de Braga. A visita foi efectuada no âmbito da disciplina de Tecnologias de Base, cujo tema era “Quartel Aberto”.

O objectivo do referido curso é formar profissionais com base nas técnicas e nos procedimentos adequados, de acordo com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho, tendo por missão primordial prestar socorro, prevenir e garantir a segurança de pessoas e bens.

Neste âmbito, a visita a um corpo profissional de bombeiros, centrada na observação e conhecimento do funcionamento e organização, bem como na identificação e visualização das diferentes viaturas de socorro, seus equipamentos, permitiu a aquisição de conhecimentos numa vertente prática onde foi, também, muito importante, a partilha de saberes, de experiências e de convívio.

Após a recepção pelo Chefe de Serviço, iniciámos a visita pela Central de comunicações, pois qualquer socorro tem início com uma chamada telefónica. Posteriormente, foram apresentadas as viaturas de socorro existentes, entre elas, ambulâncias, viaturas de combate a incêndios florestais, urbanos e industriais e viatura de salvamento e desencarceramento. Por fim, foi organizada uma visita às camaratas, onde se pode observar o Equipamento de Protecção Individual existente.

Esta visita de estudo foi muito interessante, permitiu conhecer o funcionamento de um quartel de Bombeiros profissionais e os meios físicos e humanos do mesmo.

De uma forma geral, os alunos acharam a visita muito interessante e enriquecedora, uma vez que recolheram informações pertinentes para a consolidação dos conhecimentos adquiridos e permitiu o convívio entre os colegas da turma e os bombeiros profissionais.

Os alunos do curso de Bombeiro, da EPATV, Delegação de Amares, manifestam, por isso, aqui, o seu público agradecimento ao Chefe de Serviço daquele corpo de bombeiros, pelas explicações sobre o funcionamento do mesmo, a sua história, a composição e especificidades das viaturas disponíveis para o socorro pelos bombeiros sapadores.