/
/
1ª MOSTRA FILATÉLICA NA VILA DO GERÊS

1ª MOSTRA FILATÉLICA NA VILA DO GERÊS

 

Curso Técnico de Recepção da Escola Profissional Amar Terra Verde – Delegação do Gerês – organiza o primeiro evento filatélico da região

Nos dias 23, 24 e 25 de Abril, decorreu a 1ª Mostra Filatélica, nas instalações da Escola Profissional Amar Terra Verde da Vila do Gerês. O evento foi organizado pelo Curso Técnico de Recepção e pela docente Elisabete Martins. Para a sua concretização, foi imprescindível a colaboração especial do Núcleo Filatélico e Coleccionismo de Braga.

A sessão de abertura contou com a ilustre presença do Presidente do Núcleo Filatélico e Coleccionismo de Braga, Sr. António Jorge da Cruz Lopes, da Directora Pedagógica, Dra. Sandra Araújo, da Directora Financeira, Dra. Aurélia Barros, do Subdirector das delegações, Dr. José Carlos Dias, do representante dos CTT, Sr. Rui Antunes, e do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Vilar da Veiga, António Príncipe.

O Sr. Presidente do NFB fazer uma breve explanação sobre filatelia, referindo a origem do correio e do selo, bem como a sua evolução até aos nossos dias, despertando a curiosidade e interesse dos alunos presentes, que, indubitavelmente, jamais esquecerão os saberes transmitidos. Posteriormente, todos os presentes foram encaminhados à sala, onde estavam expostas colecções de temáticas diversas, alusivas à região e ao 25 de Abril, e outras, nomeadamente: “Postais do Gerês”, por José António Oliveira da Costa; “Roteiro Filatélico do Minho”, por António Jorge Da Cruz Lopes; “A Vida de Cristo”, por António Augusto Gonçalves Moura; “Os Militares de Abril em Fotos”, por José da Silva Rodrigues; “O 25 de Abril”, por João Machado; “Uniformes Militares Portugueses”, por João da Silva Rodrigues; “Portugueses Célebres”, por Manuel Alexandre da Silva; “Insectos de todo Mundo”, por José António Oliveira da Costa.

Para celebrar o facto de se realizar pela primeira vez uma Mostra Filatélica no Gerês, foi apresentado um selo comemorativo, produzido pela Designer da EPATV, Fátima Pimenta, que recriou de forma sui generis a fachada das Caldas do Gerês. De forma a abrilhantar o inédito acontecimento e para deleite dos filatelistas, a Federação Portuguesa De Filatelia, a pedido do prestigiado Núcleo Filatélico e Coleccionismo de Braga, intercedeu junto dos CTT, no sentido de produzirem o carimbo, que foi utilizado na sessão de abertura da 1ª Mostra Filatélica, num posto dos CTT, instalado no local. Todos os presentes tiveram oportunidade de enviar cartas, com selo e com carimbo comemorativos, e ainda postais máximos (postais com a mesma imagem do selo e do carimbo). Além disso, o Sr. Rui Antunes informou que o posto dos CTT da Vila do Gerês, dada a divulgação deste evento, na página da internet desta instituição, recebeu dezenas de peças filatélicas, enviadas por filatelistas de diversas zonas do país, para serem carimbadas.

Ao longo de três dias, os visitantes, inspirados pelas paisagens idílicas da Serra do Gerês, puderam contactar com uma actividade lúdica e de grande interesse cultural.