/
/
Visita de Estudo à Televes Eletrónica Portuguesa e ao Museu da Eletricidade e da Marinha

Visita de Estudo à Televes Eletrónica Portuguesa e ao Museu da Eletricidade e da Marinha

No dia 3 de novembro, os alunos do 3º ano do curso Técnico de Eletrotecnia visitaram a Televes Eletrónica Portuguesa, na Maia.

A Televes é um fabricante de referência em infraestruturas de comunicação e tem um papel fundamental na reindustrialização sustentável e digital. Durante a manhã, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar detalhadamente a fabricação de centrais amplificadoras de sinal de TV, bem como as luminárias ecológicas de polímero técnico invulnerável a qualquer ambiente.

Mais tarde, em Lisboa, os alunos visitaram a Central Tejo. Esta central foi uma central termoelétrica, propriedade das Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade (CRGE), que abasteceu toda a região de Lisboa de eletricidade. Construída em 1908, o seu período de atividade produtiva está compreendido entre 1909 e 1972, se bem que a partir de 1951 tenha sido utilizada como central de reserva, produzindo apenas para completar a oferta de energia das centrais hídricas.

A sua exposição permanente, designada como Circuito Central Elétrica, apresenta maquinaria original, em perfeito estado de conservação, através da qual se conta a história desta antiga fábrica, bem como a evolução da eletricidade até às energias renováveis.

Na manhã do dia 4 foi feita uma visita ao Museu da Marinha. Este Museu remonta a 1863, quando D. Luís decretou a constituição de uma coleção de testemunhos relacionados com a atividade marítima portuguesa. Foi possível verificar também, a evolução tecnológica dos sistemas de navegação e comunicação.