/
/
Neurocientistas vêm à EPATV

Neurocientistas vêm à EPATV

Realizou-se de 12 a 16 de Março de 2012 uma semana dedicada à interacção ativa entre os investigadores do Domínio das Neurociências do ICVS (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde) e as escolas.

Assim, no dia 14 de Março, a EPATV recebeu o Professor Doutor Armando Almeida.

A dor foi vista de uma perspetiva diferente! Puderam visualizar modelos de cérebros de vários animais e perceber melhor a nossa anatomia. Adicionalmente puderam perceber como funciona a dor, quantos tipos de dor existem e porque é positiva. O Doutor Armando mostrou ainda que a depressão e a ansiedade potenciam a intensidade de dor sentida.

Na palestra puderam ainda perceber como são testados os analgésicos antes de se tornarem medicamentos humanos e no final da plateia era geral a ternura para com os ratinhos “apresentados”.

Inicialmente estava prevista a participação do Curso Técnico de Análise Laboratorial, mas juntaram-se-lhe os cursos técnicos de Auxiliar de Saúde, Processamento e controlo da Qualidade Alimentar, Multimédia, Audiovisuais e Energias Renováveis.

No final, ficou um esclarecimento, o melhor para vencer a dor é a felicidade e pudemos ajudar os nossos que padecem de dor crónica com muito amor e carinho… assim “dói” menos.