/
/
Experiência de Voluntariado no Centro Social e Paroquial de Rio Caldo

Experiência de Voluntariado no Centro Social e Paroquial de Rio Caldo

O ano de 2011 foi instituído pelo Conselho da União Europeia como o Ano Europeu de Voluntariado. Perante este desafio alguns alunos, do Curso de Termalismo da Delegação do Gerês da EPATV, juntaram-se a esta mui nobre causa, procurando na sua comunidade local formas de sentirem úteis. Desta vez a instituição seleccionada foi a valência lar do Centro Social e Paroquial de Rio Caldo, no qual residem cerca de 20 idosos.

Esta iniciativa solidária, apelidada de Cabaz dos Afectos, visa proporcionar a interacção entre gerações, no sentido de uma efetiva troca de experiências e partilha de conhecimentos, favorecer a auto-estima emocional e social dos idosos e promover o exercício de uma cidadania plena, activa e participativa deste grupo de alunos da EPAJUDA da Delegação do Gerês.

Neste sentido, por uma questão de logística da própria instituição acolhedora, optou-se por realizar esta ação solidária em três momentos distintos: na primeira atividade, decorrida no passado dia 13 de Dezembro, foi organizado um ateliê de estética e relaxamento, na segunda e terceira atividades, a decorrerem no segundo período letivo, serão preparados um espaço de jogos tradicionais e outros dois para a hora do conto e espaço da saudade, recorrendo este último à utilização das novas tecnologias para escrever cartas aos familiares.

Espera-se, deste modo, contribuir para o bem-estar emocional e social destes idosos, não esquecendo, contudo, o potencial transformador que essas atitudes solidárias representam para o crescimento interior dos nossos alunos.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208