/
/
Especialização Inteligente na EPATV – Fundação Ilídio Pinho premeia alunos da EPATV

Especialização Inteligente na EPATV – Fundação Ilídio Pinho premeia alunos da EPATV

Orçamento Participativo de Portugal

Detetox II : Microtest Kit Aplicado a Produtos Licorosos, H5N1 TROJAN HORSE: NOT FLU, WHAT ELSE?, Micro Fuel Cell II, Handball field power supply são os nomes do dia. A partir de hoje são projetos científicos em desenvolvimento na Escola Profissional Amar Terra Verde no Centro de Incubação de Jovens Cientistas da EPATV.

Os pré-universitários da EPATV que frequentam este Centro de Incubação de Jovens Cientistas agarram a oportunidade de fazer investigação real e, ao mesmo tempo, conhecem de forma mais aprofundada as suas futuras áreas de estudo. Os jovens hoje premiados irão desenvolver de raiz quatro projetos científicos – sob supervisão de investigadores da escola e outras entidades parceiras, passando pelas fases de aprendizagem e pesquisa, execução experimental e computacional, apresentação e discussão de resultados.

De notar que esta aproximação à realidade da investigação científica realizada nesta escola é inclusiva: nestes laboratórios de iniciação à investigação não estão reservadas aos melhores alunos do ensino secundário: a participação é voluntária e todos são valorizados.

A aposta desta organização ao longo dos anos na investigação cientifica criou mais um centro de qualidade desta instituição, ao lado do ensino e formação de excelência. Assim, estes alunos para além de estar mais próximos do processo de transição para o mercado de trabalho desenvolvem competências relativas aos processos científicos, expressando um “saber fazer”, que envolve a tomada de decisões e o reconhecimento de uma série de ações de forma ordenada, para a efetiva resolução de problemas no trabalho.

É esta competência, esta a capacidade dos alunos da EPATV de mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar as decisões mais apropriadas a cada situação que hoje é reconhecida com a atribuição de quatro prémios no Concurso de Ideias da 14ª Edição, ano letivo 2016/2017:” Ciência e Tecnologia ao Serviço de um Mundo Melhor”.

IMG_6208