/
/
Erasmus+ – EPATV apura práticas de acolhimento a migrantes e refugiados em Itália

Erasmus+ – EPATV apura práticas de acolhimento a migrantes e refugiados em Itália

Erasmus+ - EPATV apura práticas de acolhimento a migrantes e refugiados em Itália

Erasmus+ - EPATV apura práticas de acolhimento a migrantes e refugiados em Itália

Entre os dias 18 e 24 de março de 2019, a EPATV participou numa reunião de tipo Evento de Formação conjunta do projeto Erasmus+ “Refugees and Migrants seeking their future in the United Europe – past-present-future” que decorreu em Mascalucia, Itália. Este projeto integra uma parceria estratégica entre escolas de 8 países: Portugal, Chipre (coordenador), Grécia, Itália, Roménia, Bulgária, Eslováquia e Turquia.

Nesta mobilidade, participaram coordenadores, professores e membros da direção das escolas parceiras. Visitaram-se quatro centros de acolhimento de refugiados menores desacompanhados onde houve oportunidade de assistir a palestras e debates informais com os menores, que permitiram contactar realidades longínquas dos países de origem. Os participantes assistiram, ainda a dois workshops, um sobre o tema do ensino em duas línguas (país de origem-país de acolhimento) que muniu os participantes de importantes ferramentas para a integração de estudantes refugiados e requerentes de asilo e outro subordinado à temática das diferenças entre hemisférios Norte e Sul, as razões que lhes estão subjacentes e que conduzem ao avolumar dessas diferenças e de que forma as podemos combater.

Posteriormente, os coordenadores reuniram no sentido de aprovar as minutas da reunião, efetuar um balanço das atividades do projeto e de preparar a reunião final, a decorrer em Chipre, em junho de 2019.

IMG_6208

IMG_6208