Menu

Menu Principal

Ligações Rápidas

/
/
Erasmus+: Alunos e alunas da EPATV embarcam em estágios internacionais

Erasmus+: Alunos e alunas da EPATV embarcam em estágios internacionais

Mais de duas dezenas de alunos da EPATV dos Cursos de Esteticista, Cabeleireiro, Mecatrónica Automóvel, Multimédia e Cozinha/Pastelaria estão a alargar os seus horizontes profissionais através de estágios internacionais. Esta oportunidade de aperfeiçoar competências técnicas e conhecer diferentes culturas resulta de parcerias entre instituições de ensino e empresas estrangeiras, ao abrigo do Programa Erasmus+.

Estes estágios decorrem em vários pontos de Espanha (Pontevedra, Orense, Barcelona e Valência) para os alunos de Estética, Cabeleireiro, Mecatrónica Automóvel e Cozinha, e em Malta para os alunos de Multimédia, durante seis semanas. Duas alunas recém graduadas pela EPATV nas áreas de Cozinha e de Estética estão também a realizar um estágio PRO, com a duração de três meses, estando uma delas num restaurante de 2 Estrelas Michelin- Pepe Vieira. Esta é uma oportunidade que o Programa Erasmus+ disponibiliza também para alunos que concluíram recentemente o seu plano de estudos. Neste caso, têm até um ano após a conclusão do curso para usufruírem desta experiência.

Durante o período de estágio em contexto internacional, os alunos têm uma oportunidade única de vivenciar o quotidiano profissional num ambiente multicultural, permitindo-lhes desenvolver as suas competências pessoais e adquirir uma visão mais abrangente nas suas áreas de estudo. Têm a oportunidade de trabalhar ao lado de técnicos especializados, adquirindo conhecimentos práticos essenciais para as suas futuras carreiras, bem como de conhecer outras técnicas e tendências do setor.

Para além do aprimoramento das competências técnicas, os estágios internacionais proporcionam aos estudantes a oportunidade de aperfeiçoar as suas competências em língua estrangeira como um valioso complemento para a sua formação profissional. Têm a oportunidade de alargar os seus horizontes, compreender diferentes tradições, costumes e modos de vida, permitindo-lhes desenvolver uma maior sensibilidade intercultural. Esta competência é cada vez mais valorizada no mundo profissional atual, onde a diversidade cultural e a igualdade de oportunidades é uma realidade constante. Os estágios internacionais são uma experiência enriquecedora tanto para os alunos como para as instituições de ensino. Ao regressarem, os estudantes trazem consigo conhecimentos aprofundados, uma mentalidade aberta e um espírito empreendedor que contribuirá para o desenvolvimento do próprio, da instituição e de toda a comunidade envolvente.