Decorreu hoje, dia 6 de março, em Campo Maior, a sessão de lançamento do programa qualifica, o novo programa destinado à educação e formação de adultos, no âmbito do Plano Nacional de Reformas.
Este programa, apresentando no Centro de Ciência do café pelo Primeiro-ministro, Dr. António Costa, vem recuperar um conjunto de medidas de valorização da aprendizagem ao longo da vida, que tinham sido implementadas aquando da iniciativa Novas Oportunidades e que foram, posteriormente, descontinuados.
Destacam-se, entre outras, as metodologias de validação de competências, os percursos modulares de formação, tudo isto registado no “passaporte Qualifica”, documento essencial para evidenciar o investimento individual realizado pelos cidadãos, pelas empresas e pelo país.
A Escola Profissional Amar Terra Verde, entidade promotora de um centro qualifica desde 2006, participou nesta sessão pública e congratula-se com as medidas apresentadas e que permitirão, desde já, “que os cidadãos beneficiem da aprendizagem ao longo da vida, aproveitando o que cada um sabe é definindo um percurso de qualificação à medida, para cumprir a ambição da realização plena e, assim, contribuir para o desenvolvimento do país”, como referido pelo Primeiro-ministro, Dr. António Costa.