/
/
EPATV: primeiro e terceiro prémios no concurso de Ideias da CIM Cávado

EPATV: primeiro e terceiro prémios no concurso de Ideias da CIM Cávado

EPATV: primeiro e terceiro prémios no concurso de Ideias da CIM Cávado

EPATV: primeiro e terceiro prémios no concurso de Ideias da CIM Cávado

A Escola Profissional Amar Terra Verde repetiu hoje, dia 7 de Junho, em Amares, a vitória no Concurso de Ideias de Negócio Intermunicipal, relativa à 2.ª Edição do Projeto UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas, com o projecto “Ilustrações temáticas” de Mariana Brito.

À aluna do Curso Técnico Profissional de Design Gráfico, juntou-se Teresa Caridade, do Curso Técnico Profissional de Eletrotecnia, que arrebatou o terceiro lugar, com pedalada de Francisco Araújo, entre doze projectos, com a sua Bike Energy, culminando uma tarde de excelência do ensino que é ministrado pela escola de Vila Verde.

No projecto vencedor, Mariana Brito inspira-se na vida e obra da pintora mexicana Fida Khalo para criar peças de roupa únicas com ilustrações originais, de forma personalizada e com recurso à reutilização dos materiais.

Por sua vez, o projecto Bike Energy utiliza uma bicicleta  cuja pedalada produz energia para as necessidades domésticas e ao mesmo tempo incentiva o exercício físico. A sua aplicação nos ginásios traduzir-se-ia em grandes poupanças de energia, dado que 60 minutos a pedalar gera energia suficiente para o aquecimento durante uma hora.

Nesta  final intermunicipal, estiveram em competição 12 ideias de negócio, de alunos do ensino secundário e profissional dos seis municípios do Cávado (dois projetos por município) sendo os dois projetos do município de Vila Verde, apresentados por alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde.

Os alunos da EPATV estavam acompanhados pelos professores Fátima Pimenta, Vítor Machado, Ana Cadete, Cidália Sousa, Ricardo Cabral, Ana Luís Nogueira, sob liderança da diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, explodiram de alegria quando Mariana Brito foi anunciada como a grande vencedora. Afinal, é a segunda vitória em duas edições depois do triunfo em Barcelos, no ano passado, desta vez, reforçada com um terceiro lugar.

A apresentação dos projectos perante o auditório Conde de Ferreira lotado, foi avaliada por um júri constituído por representantes da CIM Cávado (Daniela Gomes), da Associação Empresarial Vale do Homem (José Manuel Lopes) e da Gesentrepreneur (Miguel Gonçalves).

Lídia Dias foi a única vereadora da Educação dos concelhos do Vale do Cávado que esteve ausente. Os professores e alunos foram saudados por Cidália Abreu a quem pediu que “não se arrependam de ter apostado nestes projectos porque sabemos que eles fazem alunos mais motivados, mais competentes e mais capazes de gerir incertezas”.

IMG_6208

IMG_6208