/
/
EPATV participa nas Eco-Ementas

EPATV participa nas Eco-Ementas

O projeto Alimentação Saudável e Sustentável, lançado pelo Programa Eco-Escolas | ABAE em parceria com a Agrobio concretiza-se através de um conjunto de desafios, que pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável por forma a que estes se tornem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.

A Escola Profissional Amar Terra Verde participou mais uma vez nesta iniciativa com muito empenho e dedicação de todos os alunos. Infelizmente, devido ao Covid 19, o projeto foi suspenso.

A nossa proposta de ementa sugere uma distribuição equilibrada dos diferentes tipos de ingredientes que devem compor uma refeição saudável (proteínas, hidratos de carbono, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais).

A turma do 2ºano do curso de cozinha iniciou este projeto pesquisando os produtos mais adequados à população juvenil, quer a nível calórico quer a nível nutricional. Após a elaboração das ementas, por grupos, cada um defendeu a sua escolha com os argumentos da sazonalidade, da regionalidade dos produtos, das opções de saúde (celíacas, por exemplo), do preço dos produtos e da exequibilidade numa cantina escolar.

Após o debate, a turma decidiu escolher a ementa apresentada, como sendo o melhor de todos os grupos.

Proposta da Ementa Primavera/Verão:

  • Entrada: Duo de cremes de legumes;
  • Prato Principal: Quinoa, ratatouille e espetada de frango;
  • Sobremesa: Delícia de morango;
  • Bebida: Limonada de frutos vermelhos.

Consulta do projeto no link: www.alimentacaosaudavelesustentavel.abae.pt