/
/
EPATV participa em seminário sobre cidadania na UE no Parlamento Europeu

EPATV participa em seminário sobre cidadania na UE no Parlamento Europeu

EPATV participa em seminário sobre cidadania na UE no Parlamento Europeu

A EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde), com sede em Vila Verde, foi uma das cem escolas  de toda a União Europeia que participou esta semana no Seminário no Parlamento Europeu (PE) sobre Ensino Profissional e cidadania europeia.

A EPATV foi uma das três escolas representantes de Portugal,  além do AE Maximinos, Braga e da EPRALIMA, convidadas pelo Gabinete do PE em Portugal para facultar, aos alunos do ensino secundário regular e profissional, conhecimentos para maior consciencialização dos jovens sobre a cidadania europeia.

O convite à EPATV para este seminário representa um “prémio pelo esforço na elaboração e concretização de um programa de atividades que envolveram toda a comunidade escolar, nomeadamente, a realização de uma música e letra sobre os valores da EU, uma conferência sobre cidadania e democracia europeias, jogos didáticos, caminhada pelos valores da Europa, entre outras” — revelou Susana Oliveira, uma das embaixadoras seniores da EPATV.

Neste ano lectivo, também os embaixadores juniores se encontram a sensibilizar todas as turmas finalistas da EPATV para a importância da participação cívica e do voto nas próximas eleições europeias e a comemoração do Dia da Europa, no dia 9 de maio.

É um o desafio a toda a comunidade escolar para que se envolva nesta experiência de vida em união, respeitando as diferenças e o património de cada país.

Nesta iniciativa em Bruxelas, participou uma das embaixadoras seniores da EPATV, Susana Oliveira e seguir-se-á a capacitação dos restantes embaixadores da EPATV, séniores e juniores quanto às ferramentas partilhadas em Bruxelas.

Os professores e responsáveis das escolas participantes partilharam práticas, recursos, metodologias e contactaram diretamente com técnicos das três principais instituições europeias: Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia.

A EPATV faz parte do grupo de 17 escolas que, a nível nacional, participa no programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” (EEPE), que decorre no triénio 2016-2019 e é dirigido sobretudo a todos os alunos do Ensino Secundário.