O dia 21 de junho é uma data histórica para a Educação e Formação de Adultos em Portugal, com a eleição de Susana Oliveira, da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), para a vice-presidência da LLL (LifeLong Learning) Platform – Plataforma Europeia para a Aprendizagem ao Longo da Vida, em Bruxelas.
Na Assembleia Geral houve eleições e, pela primeira vez, Portugal assume a Presidência, através de Luís Costa, da ANESPO (Associação Nacional das Escolas Profissionais) e uma Vice-presidência, através de
Susana Oliveira (representante da EPATV na European Association for the Education of Adults — EAEA).
Esta Plataforma Europeia reúne as diversas instituições europeias sectoriais numa função de lobby e de promoção de políticas europeias numa base integrada.
Por sua vez, Susana Oliveira, que representa a EPATV na EAEA desempenhando neste momento a função de Vice-Presidente daquela associação europeia, foi agora eleita para Vice-Presidente da Plataforma Europeia para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
A Plataforma de Aprendizagem ao Longo da Vida reúne 42 organizações europeias ativas no campo da educação, formação e juventude. Atualmente, estas redes representam mais de 50 000 instituições e associações de ensino, abrangendo todos os sectores da aprendizagem formal, não formal e informal, beneficiando vários milhões de cidadãos europeus.