A reunião, a quarta deste projeto ERASMUS + do qual a EPATV faz parte, centrou-se na identificação de casos de sucesso na modalidade de formação dual em formação profissional entre as escolas e centros de formação que participam do projeto.
A Landkreis Osnabrück, localizada no distrito de Osnabrück, no sudoeste da Baixa Saxónia, na Alemanha, reuniu os parceiros dos sete países diferentes que fazem parte do projeto europeu EROVET. Este projecto, co-financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia, centra a sua atividade na partilha de experiências, metodologias e programas para melhorar as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho para os estudantes de formação profissional, seja como trabalhadores por conta de outrem ou como empresários em nome individual.
Esta reunião de trabalho, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de outubro, contou com a participação de um grupo de 21 professores representando os diferentes países que fazem parte do projeto. O objetivo era desenvolver atividades de capacitação, intercambiar boas práticas e identificar casos de sucesso nos sistemas educativos baseados em formação em contexto de trabalho. Cada escola contribuiu com a experiência do seu país de origem.
Nos dias 25 e 26 de outubro, houve também uma reunião da coordenação do projeto, que envolveu representantes das oito entidades participantes. Nesta reunião, foi apresentado o Livro Branco de Orientação Vocacional – documento cujo desenvolvimento coube à EPATV e a Rede de Mobilidade Erovet para os alunos, para a qual a EPATV contribuiu com experiências decorrentes de anteriores projetos europeus. O grupo trabalhou neste material nas reuniões realizadas anteriormente em Portugal e na Turquia e pode ser consultado através do site do projeto: www.erovet.eu
No caso da rede de mobilidade, embora esta tenha sido originalmente destinada a estudantes dos centros de EFP que participam do projeto, ela está também aberta a todos os centros/ escolas interessadas em participar da iniciativa, desde que cumpram os critérios de qualidade que podem ser observados na Carta de Mobilidade disponível no website do projeto. Relativamente ao Livro Branco de Orientação, este é também um documento público que poderá interessar, em particular, aos técnicos de orientação vocacional de jovens e adultos das escolas e/ ou dos Centros Qualifica.
Na reunião da equipa de coordenação, também houve uma atualização sobre a evolução e o estado atual do projeto, e uma série de diretrizes foi estabelecida para o trabalho ainda não iniciado. Isso incluirá definir e preparar atividades pelas quais os professores possam trocar experiências, incidindo o foco no trabalho para o último período de formação de docentes que acontecerá em Lleida, em fevereiro, cujo tema será o empreendedorismo.
O projeto EROVET funciona através de uma rede que envolve os seguintes parceiros: INS Escola del Treball de Lleida (Spain), Dieythynsi Deyterobathmias Ekpaideysis N.Rodopis (Greece), Escola Profissional Amar Terra Verde, Lda (Portugal), Landkreis Osnabrück Fachdienst Bildung (Germany), i.i.s.s des ambrois (Italy), Ortakoy 80. Yil Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi (Turkey), Vilniaus turizmo ir prekybos verslo mokykla (Lithuania) and GLOBALleida (Spain).