/
/
EPATV interpela Vice-Presidente do Parlamento Europeu na conferência Euroscola

EPATV interpela Vice-Presidente do Parlamento Europeu na conferência Euroscola

A Escola Profissional Amar Terra Verde participou no dia 16 de abril na sessão “Euroscola Online”, promovida pelo Parlamento Europeu, cujo tema este ano foi “Cyber Scurity in the EU: How can we protect our digital future?”.

A EPATV foi uma das cinco escolas portuguesas participantes nesta sessão que contou com a presença de 102 escolas de 24 países da União Europeia. O evento decorreu durante a manhã onde os alunos tiveram oportunidade de ouvir e interrogar o vice-presidente do Parlamento Europeu, Othmar Karas, e o Chefe de unidade do Comité Especial para a Interferência Estrangeira em todos os Processos Democráticos da UE no Parlamento Europeu, Markus WARASIN.

Francisco Valente, do curso de Eletrotecnia, 3º ano, foi o primeiro e único aluno português a endereçar o Sr. Vice-presidente do parlamento europeu, indicando que a tecnologia 5G potencia ecossistemas digitais mais complexos, o que vai implicar maiores desafios de segurança e neste sentido, que medidas irá a UE adotar para enfrentar os riscos relacionados com possíveis vulnerabilidades técnicas destas redes?

Othmar Karas repondeu a esta questão, deixando claro que para que possamos ter êxito na área da cyber segurança é necessário que haja em primeiro lugar, transparência e cooperação entre todas as autoridades nacionais, serviços secretos, serviços inteligentes, partilha de informação, cooperação e competência na UE.

Em segundo lugar, Othmar Karas referiu que a UE necessita de legislação nesta área, sendo fundamental ter um quadro jurídico que permita à EU atuar legalmente.

Acrescentou ainda que este não é só um problema da UE, mas também de países como a Rússia, China e Estados Unidos.