/
/
EPATV em estágios internacionais ERASMUS+

EPATV em estágios internacionais ERASMUS+

Após cerca de 2 anos de interregno, provocado pela pandemia, as experiências pessoais e profissionais dos alunos, professores e colaboradores da EPATV retomaram em força nas mobilidades europeias, para realização de estágios curriculares e profissionais. Estas ações valorizam o primeiro contacto dos alunos com o mundo laboral num contexto europeu, promovem o seu crescimento profissional e cultural, novos saberes e novas competências linguísticas e sociais e elevam o currículo no fator “empregabilidade”.

Financiados pelo Programa Erasmus+ através dos projetos nº 2019-1-PT01-KA116- 060411 “Skills Innovations 4.0” e nº 2020-1-PT01-KA116-077736 “Preparing Future in EU”, estas mobilidades, enquadram-se na Acreditação VET CHARTER que reconhece a experiência e implementação de sucesso de projetos Erasmus promovidos pela EPATV, o que constitui um orgulho para toda a comunidade.

Até finais de julho, mais de 36 alunos e 15 colaboradores da EPATV terão a sua experiência internacional, em países como Espanha, França, Itália, em empresas de relevo na área.

Os alunos dos cursos de Mecatrónica Automóvel têm desenvolvido um trabalho muito elogiado pelos seus tutores na NORAUTO de Valência (Espanha), referem em mensagem enviada à EPATV: “…una enhorabuena por chicos que nos han remetido… muy bom nível y profisionales…!” (= “…parabéns para os meninos que nos enviaram… muito bom nível e profissionais…!”).

Também os alunos de Restauração estão a estagiar em hotéis e restaurantes prestigiados – alguns com estrela Michelin – tal como as alunas de Estética que se integraram muito bem nos centros de estética selecionados.

O grupo de staff, constituído quer por professores quer por colaboradores, tem uma participação na modalidade de “jobshadowing” sobre inovadoras práticas pedagógicas e administrativas, permitindo melhorar a sua formação na área de formação assim como melhorar as competências pessoais, sociais, culturais e linguísticas.

Também os recém-formados (há menos de 1 ano) têm disfrutado desta oportunidade, que a EPATV lhes proporciona, com estágios profissionais de 3 e 4 meses, totalmente financiados.

A cultura e estratégia da EPATV, como escola e projeto de vida, faz – com esta dinâmica internacional – jus ao lema do programa Erasmus+: “Melhorar Vidas, Alargar Horizontes”.