/
/
EPATV comemora Dia Mundial das Abelhas com o hastear da bandeira verde das Eco-Escolas

EPATV comemora Dia Mundial das Abelhas com o hastear da bandeira verde das Eco-Escolas

A Escola Profissional Amar Terra Verde assinala o Dia Mundial das Abelhas com o hastear da 13ª bandeira verde das Eco-Escolas.

Ao longo da semana, de uma forma colaborativa, os alunos e professores da EPATV construíram um mural em homenagem à abelha e à sua importância na biodiversidade e na manutenção dos ecossistemas.

No dia 20 de maio, após a visualização do filme “História de uma Abelha”, os alunos assistiram a uma apresentação sobre a importância das abelhas e debateram o impacto das abelhas nos ecossistemas.

Em simultâneo, na entrada da escola, esteve todo o dia patente uma exposição onde se pôde observar uma colmeia de exposição com um enxame. O professor José Carlos Dias, também apicultor nos tempos livres, apresentou quadros com cera moldada pelas abelhas e com mel produzido pelas mesmas. Os alunos tiveram, assim, oportunidade de observar todo o processo, desde a sua origem, explicado com detalhe, amor e paciência pelo professor José Carlos Dias.

Sem abelhas, não há polinização e não há reprodução da flora. Sem flora não há animais, e, sem animais, não haverá espécie humana.

Como alertava Einstein “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência”.

É a 13ª vez que a Escola Profissional Amar Terra Verde recebe a bandeira verde que simboliza o reconhecimento das ações e o trabalho da escola no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A cerimónia contou com a presença do Diretor Geral da EPATV, Dr. João Luís Nogueira, e da Vereadora da educação da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr.ª Júlia Fernandes.