/
/
EPATV assinala Dia da Europa

EPATV assinala Dia da Europa

O Clube Europeu da EPATV assinalou, como habitualmente, o Dia da Europa, a 9 de maio, onde promoveu e participou num conjunto de atividades que se desenvolvem ao longo do mês de maio.
A manhã iniciou-se no hastear da bandeira nos Paços do Concelho, numa cerimónia ao som do Hino da Alegria – numa performance dos alunos da Academia de Música – onde estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo, José Faria, o diretor-geral da EPATV João Luís Nogueira, e os vereadores do executivo camarário, Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo.

Em simultâneo decorreu uma atividade promovida pela Casa do Professor que consistiu numa sessão de esclarecimento para os alunos sobre temáticas da União Europeia.

A sessão de abertura destacou que hoje, celebramos a unidade e diversidade que tornam a Europa tão especial. O Dia da Europa é uma ocasião para refletir sobre a história e os valores que compartilhamos como europeus.

A Europa é um continente que abrange muitos países, culturas e tradições. No entanto, apesar das diferenças, há muitas coisas que nos unem: a nossa crença na democracia, no Estado de Direito e nos direitos humanos. Além disso, o nosso compromisso com a solidariedade e a cooperação entre países é fundamental para a construção de um futuro próspero e pacífico para todos os europeus.

Para celebrar esta data tão importante, estiveram presentes, no auditório da EPATV, o professor e formador Jorge Carvalho, Mestre em História das Populações e licenciado em Ensino da História e Ciências Sociais, que nos veio falar sobre a “Europa – o que precisas saber”. Tivemos também o engenheiro e formador Paulo Rego, Mestre em Big Data & Business Intelligence e Licenciado em Engenharia Eletrónica e Industrial, que abordou a questão “Somos cada vez mais digitais. Mas estamos cada vez mais inseguros?”

De seguida, às 11 horas decorreu uma sessão online em sala de aula com a investigadora e formadora Ana Garcia (Doutora em Ciências da Educação, Mestre em Ciências da Educação com especialização em Educação Social, Licenciada em Teatro e Produção Artística) que apresentou o tema “Unida na Diversidade”: Juntos somos Europa!

Após estas sessões assinou-se um protocolo entre a Casa do Professor e a Escola Profissional Amar Terra Verde, promovendo pontes e relações de forma a desenvolver mais competências ao nível da formação de professores.

Estas atividades são extremamente importantes para ajudar os nossos jovens a compreender a União Europeia e conhecerem o impacto nas suas vidas!