Entre os dias 15 de setembro e 17 de outubro, esteve patente, num expositor junto à sala do aluno da EPATV, a exposição “A democracia aqui tão perto”, uma iniciativa promovida pelo Grupo de Integração, no âmbito da dimensão Democracia e Instituições Políticas da componente de Cidadania e Desenvolvimento.
A exposição teve como principal objetivo explicar quem elegemos nas eleições autárquicas, quais as competências do poder local, e porque razão o voto nestas eleições constitui uma das formas mais diretas de influenciar o nosso quotidiano. Pretendeu ainda destacar o papel que cada cidadão pode desempenhar na construção de uma sociedade civil mais ativa e participativa.
A atividade foi composta por um conjunto de cartazes dispostos junto da sala do aluno, que apresentavam informações claras e apelativas sobre o funcionamento das autarquias e o impacto das decisões locais na vida das comunidades. Paralelamente, o Grupo Disciplinar decidiu promover dinâmicas em contexto de sala de aula, orientadas pelos professores da disciplina de Área de Integração/Cidadania e Mundo Atual, de modo a aprofundar os temas abordados nos cartazes.
Durante essas sessões, os alunos foram convidados a explorar o conteúdo da exposição, refletindo sobre a importância da participação cívica e o funcionamento do processo eleitoral autárquico. No final, foi-lhes proposto que identificassem problemas existentes em determinados concelhos, em diferentes áreas, tal como sugerido no último cartaz da exposição. Posteriormente, os alunos apresentaram essas situaçõese sugeriram possíveis soluções, demonstrando uma compreensão mais consciente e crítica sobre o papel de cada cidadão na gestão e melhoria do seu concelho.
O projeto está disponível no link: https://maisliberdade.pt/noticias/democracia-aqui-tao-perto/