/
/
Eco-Ementas: apuração para Prova Nacional dos Eco-Cozinheiros

Eco-Ementas: apuração para Prova Nacional dos Eco-Cozinheiros

Os alunos Diana Castro, Daniel Soares, João Machado, Marta Maurício e Miguel Barbosa, do 2º ano do curso de Restauração Cozinha/Pastelaria foram os autores da Eco-Ementa deste ano, e no dia 28 de março vão rumar à Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste para participar na Prova Nacional dos Eco-Cozinheiros, na categoria de Ensino Profissional.

Na Escola Profissional Amar Terra Verde, os alunos do curso de Restauração Cozinha/ Pastelaria participam com muita satisfação nos desafios de Alimentação Saudável e Sustentável da ABAE.
A ementa é constituída por sopa: creme de lentilhas; prato principal: rolinhos de beringela recheados, quinoa, frango, molho de tomate e manjericão; sobremesa: crumble de pera e funcho.

Os alunos confecionaram uma ementa isenta de glúten, foi um enorme desafio, mas também uma preocupação com todos aqueles que se alimentam em cantinas e têm a doença Celíaca. Inspiraram-se num estilo de vida mais saudável e equilibrado, recorrendo a produtos frescos, económicos, da época e da região.

A novidade este ano era a utilização das ervas aromáticas, enquanto fontes de sabor e naturais substitutos do sal.

O objetivo desta atividade é dar a conhecer a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a Dieta Mediterrânica – Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.