/
/
Dia da Língua Gestual Portuguesa

Dia da Língua Gestual Portuguesa

A fim de comemorar o Dia da Língua Gestual Portuguesa, realizou-se no passado dia 15 de Novembro, pelas 15 horas, um colóquio na presença da Dra. Clara Sá, coordenadora da Delegação de Amares e da Dr.ª Margarida Monteiro Marques, profissional na docência na área das necessidades educativas especiais e em casos de surdez profunda, possibilitando à comunidade escolar presente o esclarecimento de alguns mitos e de algumas técnicas de comunicação para lidar com utentes com alterações sensoriais. Foi possível perceber que sendo uma Língua tal como o Português e o Inglês, assume erradamente a designação de “Linguagem”, e deverá ser ensinada por indivíduos surdos com formação nesta área. Além disso, foram mostradas algumas histórias tradicionais em língua gestual, assim como músicas bastante conhecidas do público presente.

 Neste sentido, os alunos do 2º ano do curso Técnico Auxiliar de Saúde, colocaram algumas questões e agradeceram a presença da convidada, com recurso à Língua Gestual Portuguesa, cujos gestos básicos foram abordados durante as aulas de Comunicação e Relações Interpessoais.

No final, ficou a certeza de que muito há a fazer neste âmbito em termos de sensibilização da população e que a Língua Gestual Portuguesa constitui uma ferramenta essencial na prestação de cuidados de saúde de excelência.

Fotos