/
/
Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel conclui o seu ciclo de formação

Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel conclui o seu ciclo de formação

A defesa das Provas de Aptidão Profissional do Curso Técnico de Manutenção Industrial/ Mecatrónica Automóvel teve lugar no dia 19 de julho de 2012.

Os onze alunos submetidos à apresentação teórico-prática dos projetos atestaram, perante o júri, os seus conhecimentos a área mecânica, elétrica e eletrónica.

Três dos projetos expostos estavam associados ao “Veículo Locost”, um protótipo automóvel iniciado no ciclo de formação anterior. Pese embora o “Locost” já ter sido objeto de PAP anteriormente, ele nunca tinha efetivamente funcionado, pelo que se encontrava agora com necessidade de manutenção e melhoramento.

Desta feita, os alunos, ao longo do desenvolvimento dos seus projetos, prenderam-se com a “Manutenção e reparação do grupo motriz do veículo ‘Locost’”, “Manutenção e reparação do sistema elétrico do ‘Locost’”, bem como “Sistema de travagem do veículo ‘Locost’”.

Os restantes dois grupos de trabalho dedicaram os seus projetos à criação de estruturas que servirão, futuramente, de apoio às aulas de Práticas Oficinais, com o objetivo de permitir aos próximos formandos visualizar e compreender o funcionamento do sistema de travagem e do motor de um automóvel. Assim, construíram uma “Banca didática de travões” e uma “Banca didática de motor”, respetivamente.

Ao término de um ano de aplicação nestes projetos, a defesa provou que os objetivos a que se propuseram estes onze alunos foram atingidos, dando por concluído o seu percurso escolar e abrindo portas para um novo mundo cheio de desafios: o universo do laboral.

Que o futuro vos traga muito sucesso a todos!