/
/
Comemoração do Dia da Alimentação na delegação do Gerês

Comemoração do Dia da Alimentação na delegação do Gerês

Se é sabido que muitos dos nossos hábitos alimentares são modelados desde os primeiros anos de vida, não podemos esquecer que uma alimentação saudável durante a adolescência é essencial para um normal desenvolvimento e crescimento e para a prevenção de problemas de saúde no futuro.

Atualmente, como resultado dos novos estilos de vida e horários desencontrados é cada vez mais frequente que os nossos alunos recorram a uma alimentação fora de csa e longe do contexto familiar. Porém esta necessidade nem sempre está associada à procura de uma refeição saudável, pois muitas vezes ainda persiste a falsa crença de que “comer bem, sai mais caro”…

Com o intuito de desmistificar estas crenças, realizou-se no passado dia 25 de Outubro, na Delegação do Gerês da Escola Profissional Amar Terra Verde, uma sessão temática sobre o Dia da Alimentação. Para tal contamos com a colaboração da Nutricionista da Câmara Municipal De Terras de Bouro – Dr.ª Paulina Ribeiro, a equipa da USP do ACES Gerês – Cabreira -Enfermeira Lurdes e Dr.ª Ivone e da Psicóloga Escolar Joana Rocha.

Esta iniciativa pedagógica foi apresentada num formato muito prático e interactivo, através do esclarecimento de dúvidas comuns sobre o tema, da exposição de várias propostas de ementas saudáveis, económicas e fáceis de aplicar nas principais refeições diárias de cada um e da partilha de informação sobre sites onde cada aluno pode pesquisar dados específicos sobre todos os componentes da roda dos alimentos (com especial destaque para o site: www.insa.pt).

Finalizou-se esta atividade com a distribuição de uma peça de fruta juntamente com um folheto informativo de práticas de alimentação saudáveis – “comer saudavelmente fora de casa”.