/
/
Caminhada Eco-Amares

Caminhada Eco-Amares

No passado dia 17 de junho os alunos da delegação de Amares empreenderam uma atividade, no âmbito do projeto eco-escolas 2012/13, que consistiu em efetuar uma caminhada em ambiente natural em Santa Isabel do Monte, para comemorar o dia do ambiente e da biodiversidade. Houve oportunidade de observar diversas árvores autóctones como o carvalho-roble ou alvarinho (Quercus robur), um ou outro carvalho-negral (Quercus pyrenaica) o pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris), o vidoeiro (Betula celtiberica), medronheiro (Arbutus unedo). Os participantes foram sensibilizados para a importância da manutenção de tais espaços na dinâmica territorial da região, em particular, e de uma forma mais abrangente, do planeta.

Santa Isabel do Monte é um território de montanha, situado na bordadura do relevo de Santa Isabel, onde encostas abruptas descem sobre o apertado vale da ribeira de Freitas. Esta posição dominante confere-lhe uma clara importância estratégica no controle do trânsito entre os vales dos rios Homem e Cávado.

A caminhada terminou no Santuário de Nossa Senhora da Abadia que é um santuário mariano do séc XVIII que impressiona pela imponente fachada, assim como pelo seu estado de conservação. O interior do templo setecentista, tem três naves, separadas por arcadas de volta inteira assentes em colunas toscanas. À sua volta impera uma natureza deslumbrante, oxigenada pelos plátanos enormes que marginam o terreiro que dá acesso ao adro do grande santuário e a vegetação do ribeiro que se escapa entre agrestes serranias, quebrando o silêncio religioso de um recanto de oração e lazer.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208