/
/
Bacalhau e Cogumelos: a visita da EPATV a Lisboa

Bacalhau e Cogumelos: a visita da EPATV a Lisboa

A turma de 3º ano do curso Técnico de Cozinha/Pastelaria realizou uma visita de estudo a Lisboa nos dias 9 e 10 de novembro. Nesta deslocação os alunos tiveram a oportunidade de visitar duas empresas nacionais com um grande valor humano.

No dia 9 visitaram a Nãm Mushrooms, uma pequena empresa de produção de cogumelos Pleorotus cultivados em borras de café. O anfitrião da visita foi o próprio fundador da empresa, Natan Jacquemim, que contagiou com o seu entusiasmo e paixão pela produção biológica e pela economia circular, ambas as pedras basilares do seu projeto. Além da visita à quinta de produção urbana, os alunos tiveram a possibilidade de degustar os cogumelos e ainda de realizar o seu próprio kit de produção de Pleorotus, o qual trouxeram com eles para experimentar em primeira pessoa este sistema de produção. Foi uma grande oportunidade para conhecer melhor o cultivo dos cogumelos e as particularidades do reino dos fungos.

No dia seguinte, a turma foi recebida numa das principais fábricas do maior produtor mundial de bacalhau, a Riberalves. Nesta visita, em que a turma foi muito bem recebida, os alunos ficaram a conhecer as origens da Riberalves, assim como os métodos tradicionais de pesca, salga e cura do bacalhau e viram também, em primeira pessoa, como é realizado todo o processo de produção do bacalhau salgado português. Desde o escalado e preparação dos peixes, passando pela salga, a cura tradicional, o demolho, os cortes e ainda o processo de classificação e embalamento. Finalmente tiveram o privilégio de serem convidados pela empresa a um almoço degustação de bacalhau, onde provaram um produto de qualidade superior e tipicamente português.

Foi, sem dúvida alguma, uma grande experiência para todos os alunos.